Os grupos da 3ª idade que freqüentam o Projeto Nauti-Clube da Melhor Idade, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, já podem comemorar. A Secretaria de Trânsito e Transportes disponibilizará gratuitamente, a partir desta segunda-feira, dia 25, a linha de ônibus 400- Lago Azul, atendendo solicitação deste segmento.
Segundo informações da Semuttran, a respectiva linha de ônibus passará a atender o Bela Vista Nauti Clube, às segundas, quartas e sextas-feiras. O ônibus sairá do Terminal Vila Sônia às 13h33 e voltará por volta das 15h30. A falta de transporte público para aquele local, segundo os integrantes do projeto, dificultava a freqüência às atividades. O projeto é considerado um dos mais audaciosos da administração voltado à Terceira Idade, cuja meta é atender até o final deste ano, 5 mil pessoas.
O secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Pedro Mello e a coordenadora do projeto, a professora Marlene de Lima, receberam com alegria esta notícia. Eles reconhecem a amplitude do projeto e ao mesmo tempo, solicitam que os grupos da terceira idade passem a freqüentar as atividades do projeto, em local com toda estrutura para atividades de lazer e entretenimento. “Acreditamos que com a disponibilização de ônibus, aumentará a adesão de grupos. Estamos à disposição atender a todos da melhor forma possível”, ressaltaram.
Marlene afirmou que o projeto está em pleno funcionamento, toda segunda, quarta e sexta-feira, das 8h30 às 16h30, com a presença de uma professora de Educação Física, para receber as pessoas e orientá-las, sobre a melhor forma de praticar as atividades. “É importante que os grupos da terceira idade e até mesmo de forma individual, passem a freqüentar o local e aproveitem essa excelente oportunidade, de se desenvolverem esportivamente, num ambiente de harmonia e integração”.
Segundo Marlene, as opções vão desde cancha de bocha, caminhada, alongamento e até a presença de vários quiosques, para reuniões entre as pessoas e no verão, as piscinas também poderão seu utilizadas pelos integrantes do projeto, para a prática de natação e hidroginástica. Ela informou que em breve, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes providenciará ônibus que adentre o Nauti, possibilitando que idosos sem condições de deslocamento próprio, podem ir até o clube.
O projeto é uma parceria da Prefeitura Municipal de Piracicaba, através do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, com o Bela Vista Nauti Clube, com apoio do Conselho Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, objetivando utilizar o local para projetos voltados ao esporte e lazer.
O Clube localizado na Rodovia SP-304, km 175, entre Piracicaba e Águas de São Pedro, ocupa área de cerca de 70 mil metros e conta com estrutura privilegiada,que vai desde salões de festas, piscina, quiosques, churrasqueiras, canchas de bocha e áreas de recreação.
Participantes elogiam o Projeto
Na tarde de hoje, o Grupo Sol Poente da Terceira Idade formado por 50 pessoas, participou com muita energia e alegria das atividades do projeto, realizando ginástica, piquenique e dança. Não havia lugar para tristeza e a única preocupação era aproveitar bem o dia, com disposição, ao lado de seus companheiros. Veja alguns depoimentos:
“É a primeira vez que freqüento o projeto e foi uma paixão a primeira vista. É um enorme prazer poder passar o dia dançando, fazendo ginástica e conhecendo outras pessoas. Pretende freqüentar toda semana as atividades. Parabenizo a Prefeitura que teve a sensibilidade de atender a reivindicação da Associação dos Grupos da Terceira Idade, proporcionando um espaço maravilhoso para nos divertimos”. (Antonio Ortiz Filho- 79 anos)
“Este espaço oferecido pela Nauti era o que faltava para que nós pudéssemos nos divertir com liberdade em espaço amplo e adequado. Fazemos questão de participar ativamente do Projeto e estamos divulgando aos nossos amigos, para que conheçam de perto este trabalho, importante para manter a qualidade de vida das pessoas da melhor idade”. (Alaor Reis Marques- 54 anos e Maria Célia da Silva, 66 anos).
“Lutamos tanto para termos este espaço e agora que a Prefeitura concretizou, a gente precisa aproveitar e aproveitar. O projeto é maravilhoso e este espaço nos deixa a vontade e com energia e disposição para passarmos o dia alegres”. (Roberto Camargo, 61 e Ivani Calisto, 61).