A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) disponibiliza, a partir de hoje, 08/06, a linha de ônibus 312-Higienópolis, em sete horários durante os dias úteis, saindo do Terminal da Pauliceia, com destino à Usina Santa Helena.

A determinação foi do secretário da Pasta, José Vicente Caixeta Filho, após decisão da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que desde o dia 02/06, suspendeu a linha do transporte coletivo 329 Saltinho/TPA, que seguia do TPA até o município de Saltinho.

A Semuttran realizou um estudo técnico e chegou à conclusão de que grande parte dos passageiros de Piracicaba desembarca entre o TPA e a Usina Santa Helena, e determinou à TUPi, empresa que opera o transporte público coletivo da cidade, que iniciasse o atendimento de forma imediata até a usina.

SUSPENSÃO – A Artesp determinou a suspensão da linha 329 Saltinho/TPA por entender que ela integra o sistema de transporte urbano e esse serviço não pode ser oferecido para atender a municípios vizinhos.

Segundo informações do Departamento de Transportes da Semuttran, o serviço era prestado por meio de um acordo entre as prefeituras, após a emancipação de Saltinho. Até 1991, Saltinho era distrito de Piracicaba.

Esse acordo, ainda segundo a Semuttran, não gerava ônus a Piracicaba, já que havia equilíbrio econômico (o valor arrecadado com as passagens bancava os custos das viagens).

Saltinho fica a 14 quilômetros de Piracicaba e tem população estimada de cerca de 8.300 pessoas. Muitas dessas pessoas trabalham em Piracicaba. Com a linha do transporte coletivo, que tem tarifa social de R$ 4,30, esses trabalhadores chegavam até o Terminal Pauliceia e embarcavam para seu bairro de destino sem pagar novo bilhete.

Com a mudança determinada pela Artesp, teriam de descer na Rodoviária e se dirigir ao TCI, pagando mais uma passagem, caso tenham de seguir para um bairro mais distante do Centro.