A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) instala dentro de quinze dias, mais dois equipamentos para conexão de ônibus na Avenida Dr. Paulo de Moraes. Com esta instalação, a Semuttran conclui a Estação de Conexão da Prefeitura, constituída por 04 equipamentos, sendo dois deles já instalados na Avenida Antonio Correa Barbosa e outros dois na Avenida Dr. Paulo de Moraes, nas proximidades do trecho que está sendo revitalizado pela Administração Municipal.

Nestes quatro pontos de conexão, os usuários poderão utilizar as seguintes linhas de ônibus: 1100 – Perimetral Via Av. Luciano Guidotti; 1200 – Perimetral Via Av. Centenário; 0003 – Beira Rio Via Rua do Porto; 0004 – Beira Rio Via Rua Bernardino; 0111 – Jupiá Via Dr. Paulo de Moraes; 0125 – Centro Cívico; 0227 – Vila Rezende/TPI Via Carlos Botelho; 0229 – Vila Rezende/TPI Via Dr. Paulo de Moraes e 0105 – Vila Rezende Via Paulista.

As Estações de Conexão têm como objetivo facilitar a integração eletrônica dos usuários de transporte urbano, em pontos estratégicos da cidade onde cruzam diversas linhas para diferentes destinos. Neste sentido, estão sendo implantadas outras unidades de conexão como a da Vila Rezende, localizada nas avenidas Rui Barbosa e 1º de Agosto, onde foram instalados dois equipamentos; na Paulista, localizada na Avenida Dr. Paulo de Moraes, próximo ao estacionamento da Estação da Paulista, também haverá 02 equipamentos, que serão instalados nas próximas semanas e na Estação de Conexão da Saudade, localizada na Praça da Saudade, outros 02 equipamentos serão dispostos na praça, um na Avenida Piracicamirim e outro na Rua XV de Novembro.

As Estações de Conexão fazem parte de um projeto arquitetônico inovador e diferenciado, composto por equipamento com cobertura e assento ao preço médio de R$ 12 mil cada, ao seu entorno são realizadas uma série de melhorias, como obras viárias tanto de recuos (baias), como sinalização com faixas de pedestres e outras intervenções que facilitam o acesso para os usuários.

Segundo o chefe de divisão da Semuttran, Vanderlei Quartarolo, as Estações de Conexão foram projetadas para favorecer a orientação aos usuários do transporte público quanto à utilização da integração temporal, com beneficio de integrar com até duas linhas no intervalo de 60 minutos com apenas uma passagem.

“Ao chegar a uma estação, o usuário saberá que ali há um cruzamento de linhas, onde a conexão pode ser feita para complementação de sua viagem”, explica. Dessa forma, com o atual sistema de bilhetagem eletrônica, com o uso do Cartão eletrônico TIP, o usuário do transporte público pode trocar de ônibus no trajeto, sem a necessidade de deslocar-se a um dos cinco terminais urbanos.