Novo conjunto semafórico entrou em operação na região do Campestre no dia 03-06

Após 10 dias de início de operação da semaforização da avenida Laranjal Paulista, no bairro Campestre, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) comemora a redução de 75% no nível de congestionamento na região. Desde o dia 03/06, o novo conjunto semafórico promove a organização do tráfego diário no trecho, no qual circulam diariamente cerca de 45 mil veículos.

A implantação dos dispositivos foi feita após autorização da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) diante de pedidos do prefeito Luciano Almeida junto à agência. A instalação de sinalização semafórica no local era uma demanda solicitada reiteradamente à Artesp, por ser a única via de entrada e saída do bairro Campestre e com alto fluxo de veículos, principalmente em horários de pico, com o objetivo de organizar o fluxo de veículos e reduzir o índice de acidentes na região.

Prefeito Luciano Almeida esteve no local hoje, para analisar o funcionamento dos dispositivos

Em visita ao local nesta quarta-feira, dia 12/06, o prefeito Luciano Almeida e a secretária da Semuttran, Jane Franco Oliveira, vistoriaram o funcionamento dos dispositivos e a melhoria na prática do tráfego na região. “A semaforização da avenida Laranjal Paulista é uma das demandas que levamos à Artesp e AB Colinas para garantir a fluidez do trânsito, tanto para entrada, quanto para a saída do Campestre. A via é o único acesso ao bairro e tem sofrido com constantes congestionamentos, todos os dias. Agora, com os semáforos implantados, conseguimos garantir que o trânsito está fluindo, com segurança e mais agilidade”, destaca o prefeito Luciano Almeida.

Além da semaforização, o chefe do Executivo ainda tem reforçado o pedido à Artesp de outros dois projetos para o bairro, também com o intuito de viabilizar a fluidez e o acesso do trânsito: a conexão da estrada Olívio Franhani ao dispositivo de acesso à rodovia Cornélio Pires (SP-127) e a conexão direta da rua Henrique Bego à mesma rodovia. Ambas seguem em tramitação de viabilidade entre a Semuttran e a agência.

Implantação da semaforização reduziu o congestionamento em 75%

De acordo com a secretária da Semuttran, Jane Franco Oliveira, foram usados pontos focais de LED em todo o conjunto, além de câmeras que farão a projeção de laços virtuais e sistema de detecção por método não intrusivo no pavimento.

“Esse trecho da avenida Laranjal Paulista é ponto de várias demandas que recebemos, por conta do alto fluxo de trânsito, principalmente nos horários de pico, que é manhã e final de tarde. Para conseguir semaforizar esse trecho, melhorando o acesso ao bairro e a saída para a rodovia, conseguimos juntos à Artesp e a Concessionária AB Colinas a autorização para implantar o dispositivo. Durante esse período de funcionamento dos semáforos, monitoramos o trecho diariamente e foi constatada a melhoria no fluxo, com redução de 75% no nível de congestionamentos. Para garantir a segurança de todos, a Semuttran vai continuar monitorando a área, tendo em vista que, por ser algo novo, o trecho ainda está em período de adaptação”, destaca.