A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), que implantou, desde outubro, mais dois microônibus para o “Projeto Elevar”, sistema responsável pelo transporte das pessoas portadoras de deficiência motora severa, já atende 210 usuários.O serviço de transporte especial foi implantado em 2000, iniciou com três vans e percorria 10.000 km/ ano. Hoje, o projeto possui o total de sete veículos e percorre 20.000 km/ano. (veja quadro abaixo)

Vanderlei Quartarolo, chefe de Divisão, informa que a implantação dos novos microônibus visa aumentar a demanda para mais quarenta usuários ao dia, já que, cada microônibus acomoda cinco cadeiras de rodas e treze bancos. O transporte elevar que atende 210 usuários, proprorciona o atendimento de 24,35% na região norte, 19,17% na região sul, 24,35% na região leste, 16,06% e na região central 16,06%.

De acordo com a Lei 4548 de 27 de outubro de 1998, o transporte especial para pessoas portadoras de deficiência motora severa tem como finalidade especial a utilização para trabalho, escola e saúde.

O secretário de Transportes, Mario Miotto explica que a partir de julho deste ano, o cadastro para o sistema elevar é avaliado e selecionado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) e depois encaminhado à coordenadoria do projeto elevar para inclusão no sistema de transporte.

O Elevar funciona das 6h ás 22h, de 2ª à 6ª, fazendo o transporte dos usuários para o trabalho, escola, dentista, médico, ecoterapia e fisioterapia. Informações e agendamento são obtidas na Semuttran pelo telefone 3417-1600.

Frota Operacional – Transporte Especial Elevar

Total da frota