O Departamento de Transportes Públicos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) vem realizando, nas últimas semanas, estudos para um novo projeto do serviço de transporte coletivo para a região do Novo Horizonte. A implantação das mudanças está prevista para acontecer durante o mês de junho.
Esta região que envolve vários bairros, entre eles, Novo Horizonte, Sabiás, Santa Fé, Santa Clara, atualmente é atendida pela linha 322-Novo Horizonte. "Entretanto, devido ao crescimento populacional, especialmente dos bairros Santa Fé e Santa Clara, o serviço vigente de transporte coletivo de ônibus não consegue atender de maneira satisfatória aos moradores desses bairros", explica o secretário de Trânsito, José Vicente Caixeta Filho. Segundo Caixeta, com as mudanças nas linhas da região, cada conjunto de bairros terá sua própria linha, de segunda à sexta-feira. "Portanto, os bairros que se localizam junto ao Novo Horizonte terão uma única linha, sem passar pelo Santa Fé, assim como os bairros que se localizam junto ao Santa Fé terão também uma única linha, sem passar pelo Novo Horizonte", acentuou o secretário.
De acordo com o diretor de transportes da Semuttran, Vanderlei Quartarolo, essa mudança deverá ocorrer inicialmente somente de segunda à sexta-feira, sendo que aos finais de semana e feriados, quando a demanda de usuários normalmente é menor, o atendimento se manterá como ocorre hoje, isto é, os dois bairros sendo atendidos por uma única linha.
Atualmente, esta região é atendida por dez ônibus e com o novo projeto, haverá acréscimo de 10% na frota que atende a esta região, passando a contar nas duas linhas com um total de 11 onze ônibus.
Quartarolo lembra que como a ocupação habitacional nesses bairros vem ocorrendo de forma expressiva, "espera-se que com esse tipo de mudança, possa dimensionar a oferta de viagens de ônibus na região de forma mais adequada", concluiu.