Em celebração ao aniversário de 256 anos de Piracicaba neste mês, a Prefeitura, por meio da Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial), em parceria com a Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba), realiza a exposição de banners intitulada Quem Ama Pira Conhece, com fotos antigas de diferentes lugares da cidade, acompanhadas de informações históricas e curiosidades sobre os mesmos. A mostra pode ser vista gratuitamente na sede da Semuhget, situada na avenida Cristóvão Colombo, 1900, Vila Industrial, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

Imagem retrata os banners que integram a exposição com fotos e informações sobre diferentes locais da cidade
Exposição está na sede da Semuhget e pode ser vista gratuitamente

Em Quem Ama Pira Conhece há imagens e dados sobre lugares como o Engenho Central, fundado em 1881 com o intuito principal de processar grandes quantidades de cana-de-açúcar com maior eficiência do que os engenhos movidos por tração animal, e o Matadouro Público, local onde hoje é a sede da Semuhget, prédio que foi inaugurado em 1913, funcionando de 1914 até maio de 1973, quando foi fechado por decreto federal.

Imagem retrata antiga Estação da Paulista, com carros e diversas pessoas na frente do prédio. Foto em preto e branco.
Foto antiga da Estação da Paulista integra exposição de banners

Outros locais que integram a mostra são Mercado Municipal, Casa do Povoador, Centro Cultural Martha Watts, Museu da Água, Rua do Porto e Estação da Paulista, divididos em oito banners, com mais de 40 imagens.

“Em nossa sede, recebemos diversas pessoas buscando nossos serviços, então agora elas também têm a oportunidade de parar alguns momentinhos para ver essa exposição e conhecer mais da cidade, adquirindo conhecimento sobre o município de outras épocas. Desta forma, podemos incentivar a reflexão sobre a importância da conservação destes espaços para a preservação da história de Piracicaba”, falou a titular da Semuhget, Andrea Ribeiro Gomes.

Imagem do prédio antigo do Mercado Municipal de Piracicaba, com carroças paradas na frente
Mercado Municipal de Piracicaba também é um dos locais que constam na mostra

SERVIÇO – Exposição de banners Quem Ama Pira Conhece, com fotos antigas de diferentes lugares da cidade. Na sede da Semuhget (avenida Cristóvão Colombo, 1.900, Vila Industrial). Visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. Informações: (19) 3412-2217.