Piracicaba estará presente no 4º Encontro do Fórum Unicidades, que acontece nos dias 23 e 24 de maio, na Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB), em Aracaju (SE). A secretária municipal de Habitação e Gestão Territorial, Andrea Ribeiro Gomes, representará o poder Executivo. Na ocasião, a titular da pasta participará de uma roda de conversa das iniciativas municipais para o desenvolvimento urbano, com apresentação da Lei Complementar Nº 450, de 20 de dezembro de 2023, que dispõe sobre os incentivos para reabilitação de edificações no centro e anexos.

O Fórum Unicidades é um encontro nacional de mais de 100 secretários e gestores municipais de planejamento e desenvolvimento urbano. De acordo com Andréa Gomes, o objetivo da exposição é debater sobre o conceito de cidades resilientes. “É muito importante, neste momento que o Rio Grande do Sul está passando por complexidades do ponto de vista urbanístico, que haja um uma conversa mais aprofundada sobre planejamento urbano sustentável. Teremos uma troca com representantes de todo o Brasil, para entendermos as demandas e como podemos colocar a Lei Complementar Nº 450 em prática”, destacou.

Ainda segundo a secretária, a pasta pretende realizar uma roda de conversa em Piracicaba com profissionais da área, como engenheiros, arquitetos, construtoras e representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). “Fizemos um levantamento de todos os imóveis vazios na região central de Piracicaba e constatamos que 30% deles estão subutilizados. Precisamos estimular o uso habitacional no centro, já que esses imóveis pertencem a uma infraestrutura que está pronta na cidade. É disso que vamos tratar no Fórum Unicidades”, explicou.

O Fórum conta com um Comitê de Coordenação Nacional e Comitês Regionais, além de uma Secretaria Executiva formada por WRI Brasil e Frente Nacional de Prefeitos (FNP), organizações apoiadoras do Fórum.

Piracicaba estará presente no 4º Encontro do Fórum Unicidades em Aracaju