Para dar continuidade ao programa “Sou Capaz” que foi desenvolvido para criar meios que facilitem o cumprimento das “Leis de Cotas” (nº 8213/91), foi realizada na manhã da última quarta-feira (27), na Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), uma reunião com membros do Ministério do Trabalho e Emprego, FIESP e grupo de trabalho constituído também por empresas e entidades.
De acordo com o Secretário de Trabalho e Renda, Sérgio Fortuoso, a Prefeitura abre as portas mais uma vez para que os parceiros deem continuidade ao Programa, coordenado pela Semtre, apoiando-os para a realização de novas ações.
“Temos uma missão que é seguir um plano de governo de acordo com as exigências do mercado. Fizemos uma leitura dos projetos desenvolvidos dentro da secretaria e notamos que a medida foi assertiva, por isso, vamos dar continuidade ao trabalho, apoiar novas ações e dar liberdade aos parceiros para o desenvolvimento do programa “Sou Capaz”, argumentou Fortuoso.
O secretário explicou ainda que pretende ampliar a discussão dentro do Programa “Sou Capaz”. Destacou que “gostaria de abrir espaço também para as entidades ligadas a esse setor e quem tiver interesse em participar, deve entrar em contato com a Semtre”, afirma.
O Gerente Regional do Ministério do Trabalho de Piracicaba, Antenor Varolla, fez uma avaliação positiva das ações anteriores discutidas no primeiro fórum, como a legislação, a parte técnica diante da lei (inclusão da pessoa com deficiência no trabalho) e palestra sobre Reabilitados do INSS.
O Coordenador do Departamento de Ação Regional (DEPAR) do FIESP, Marcelo Mesquita, fez questão de destacar o trabalho realizado pela comissão em Piracicaba. “Dentre as cidades que participam do “Sou Capaz”, Piracicaba é a que mais desenvolveu o programa com ações destacadas desde 2011. Salienta que a FIESP caminha junto com os parceiros em Piracicaba e estamos à disposição para o que for necessário”, afirma Mesquita.
O grupo de trabalho constituído pela FIESP, ACIPI, CEREST, CONESPI, CIESP, Educco, FUMEP, Grhupira, Centro de Reabilitação de Piracicaba, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Grupo Panna, INSS, SENAI, SIMESPI, Ministério do Trabalho e Emprego, Com Emprego, Sindicato da Alimentação e Sindicato dos Metalúrgicos, mostrou muito animado para a realização de novos trabalhos. Discutiram algumas ações complementares, já programando uma agenda mensal de reuniões até novembro de 2013.