Semtre oferece novos cursos
A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda está oferecendo gratuitamente novos cursos de qualificação. Realizado em parceria com sindicatos, empresas, movimentos sociais, governos municipais e estaduais, o curso tem por objetivo preparar a mão de obra local para ser absorvida pelo mercado, atendendo população e economia do município.
O cadastramento pode ser feito até sexta-feira, dia 15, CAT Centro de Apoio ao Trabalhador – Rua Alferes José Caetano nº1460, Centro, das 8 às 16 horas. A convocação dos 30% selecionados que se inscreveram no CAT será divulgada no dia 22 de agosto no período da tarde através de listagem afixada no CAT e no Sindicato dos Metalúrgicos.
Os cursos serão pelo Plano Setorial de Qualificação e em Piracicaba, serão abertas 517 vagas sendo 30% para desempregados e 70% para requalificação de trabalhadores das empresas. As aulas serão na Escola Enfermap – Rua Benjamin Constant nº 1650 (próximo ao terminal Central) com previsão para início dia 1º de setembro de 2008. Os cursos serão gratuitos por serem financiados pelo FAT – Fundo de Apoio ao Trabalhador. O trabalhador terá transporte gratuito até o local do curso
Os cursos serão para: Soldador (52 –vagas para desempregados – turmas: manhã, tarde e noite), Caldeireiro (42 vagas para desempregados, turmas: manhã, tarde e noite), Moldador (21 vagas para desempregados – turmas: manhã e noite), Eletricista de Manutenção (11 vagas para desempregados, turmas: a definir de acordo com a demanda), Torneiro Mecânico ( 21 vagas para desempregados, turmas: manhã e noite), Analista de Qualidade de Produção ( 8 vagas para desempregados- horário á definir de acordo com a demanda).
Os cursos serão de 200 horas de carga horária nos períodos: manhã, tarde e noite.
As vagas para a requalificação serão definidas pelas empresas (70%) e as vagas para desempregados (30%) serão preenchidas através de cadastramento do trabalhador no CAT Centro de Apoio ao Trabalhador – Rua Alferes José Caetano nº1460, Centro.
A exigência para que o trabalhador possa se cadastrar é:
Ter no mínimo 18 anos
Cópia e original dos seguintes documentos:
Diploma de Ensino fundamental completo (no mínimo)
RG. CPF, Carteira de Trabalho (parte onde tem a foto e do último registro)
Comprovante de residência
Número do PIS
Título de Eleitor
Critérios de seleção
Renda familiar baixa
Baixa escolaridade- á partir do Ensino Fundamental Completo
Acima de 18 anos completos
Estar desempregado
