Semtre Móvel vai aproximar serviços públicos da comunidade
A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda recebeu a doação de um ônibus da empresa Piracema, que será transformado na Semtre Móvel. De acordo com o secretário da Pasta, Sérgio Fortuoso, o veículo passará por uma série de adaptações estruturais para cumprir multifunções na prestação dos serviços aos trabalhadores. “Vamos licitar a reforma e adaptação para transformá-lo em escritório/sala de aula, para atendimento ao público nos bairros urbanos e rurais.
A proposta do prefeito Gabriel Ferrato é levar a Semtre à comunidade, facilitando a vida dos interessados em tirar Carteira Profissional, conhecer e usufruir dos benefícios do Banco do Povo ou ainda ter aula de formação e capacitação sem precisar se deslocar ao Centro da cidade. “Vamos dar mais agilidade ao atendimento priorizando as regiões mais necessitadas”, observou Ferrato.
Segundo o prefeito, ao aproximar-se da comunidade a Semtre poderá compreender melhor a realidade de seu público-alvo e desenvolver atividades customizadas de fomento ao empreendedorismo e de requalificação profissional. “O trabalho de orientação será intensificado e poderemos dimensionar melhor nossos passos no sentido de ajudar com maior eficácia o microempreendedor ou o profissional que precise se reintegrar ao mercado de trabalho.
A Semtre Móvel nasce como desdobramento de uma série de iniciativas que estão ocorrendo na secretaria para ampliar suas atividades junto aos trabalhadores na busca da geração de emprego e renda.
Recentemente, Gabriel Ferrato anunciou com Fortuoso a mudança de endereço da pasta, transferida para imóvel próprio – onde era o Senac, na rua Governador esquina com a Monsenhor Rosa. “A nova unidade vai melhorar a acessibilidade, teremos espaços para cursos e palestras de capacitação, e todos os serviços da Semtre poderão ser desenvolvidos com maior desenvoltura”, afirmou Fortuoso.
“Esta é uma das prioridades da atual gestão e estamos trabalhando com rapidez para que as melhorias propostas possam ser percebidas ainda no primeiro trimestre de 2014”, observou o secretário. Segundo Sérgio Fortuoso, devido à boa localização da nova Semtre e da existência de um amplo auditório no local, vários trabalhos poderão ser desenvolvidos em parceria com outras secretarias. “A Semtre terá a função de orientar as famílias carentes ao mercado de trabalho, para que conquistem sua independência. Esta atuação se dará em várias frentes”, concluiu.
