A Prefeitura inaugurou na tarde desta sexta-feira (28), a nova sede da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre). O evento bastante concorrido contou com as presenças do prefeito Gabriel Ferrato, o secretário da Semtre, Sérgio Fortuoso, o secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, sindicalistas e empresários. Com o novo espaço, a Semtre busca a excelência no atendimento ao cidadão. A benção das instalações foi feita pelos padres José Ailton er Sebastião.

A nova sede está localizada em um terreno de 612m2, num prédio com 1627,88m2 de área construída, dividido entre três andares, todos com acessibilidade: banheiros para cadeirante e ostomizados, instalação de piso táctil para a pessoa com deficiência visual na parte interna e externa da Secretaria (com sinalizadores do ponto de ônibus, passando pela Praça Sírio Libanesa em frente ao prédio até chegar a Semtre, que foi adotada pela Associação Comercial e Industrial de Piracicaba – ACIPI que fez a revitalização mudando todo aspecto do entorno.

Com a ampliação, a nova sede busca estrutura e qualidade no atendimento, tendo capacidade para receber até 10 mil pessoas por mês, contando com diferenciais que são sete salas de aulas utilizadas para cursos de qualificação oferecidos pela Secretaria e para entrevistas de emprego, podendo atender, assim, as empresas que ainda não estão instaladas na cidade, além de um auditório com capacidade para 100 pessoas.

A Semtre passa a integrar, ainda, um Centro de Educação Digital (CED), Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), postos de atendimento do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e do Instituto Formar de Aprendizagem Profissional, além dos setores da própria Secretaria: Assessoria e Gabinete, Banco de Dados Socioeconômicos, Banco do Povo Paulista, Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT), Captação de Vagas, Economia Informal, Microempreendedor Individual (MEI), Núcleo de Apoio Administrativo (NAA), Primeiro Emprego/Time do Emprego, Qualificação, assim como os serviços de manutenção e conservação do prédio.

O secretário José Luiz Ribeiro diz que Piracicaba com a nova sede da Semtre, dá um passo importante em sua história, pois o município é um dos poucos que tem uma secretaria do Trabalho. “Neste local o trabalhador será tratado com respeito, através de um atendimento qualificado”.

Para o secretário, Sérgio Fortuoso, num momento econômico tão delicado pela qual o país está passando, oferecer conforto e comodidade para atender a população que mais necessita mostra a preocupação do Executivo com a geração de emprego e renda para enfrentarmos esse cenário na cidade. “A entrega desse prédio simboliza a atenção do Executivo tanto para a população como para os servidores, pois surge um novo modelo de atendimento e qualidade com a ampliação e nova estrutura do prédio, ampliação, requalificação e integração de toda equipe da Secretaria no ambiente de trabalho”.

O prefeito Gabriel Ferrato disse que está satisfeito com este novo prédio, que considera referência para outras cidades. “É mais uma conquista para Piracicaba e Região e um investimento no ser humano, principalmente o trabalhador”

Ferrato disse que sempre ficava incomodado com as enormes filas que se formavam em frente ao antigo prédio da Semtre e agora com o novo espaço, a proposta é dar um tratamento digno às pessoas que procuram o serviço. "A integração de diversos órgãos em um só local, facilitará a vida do trabalhador".

Gabriel Ferrato destacou ainda a importância de descentralização do atendimento da Semtre, secretaria que eleva seu patamar de importância, principalmente nesta época de crise econômica que passa o país. “A descentralização dos serviços é fundamental. A Semtre móvel deve estar onde a população mais precisa. Muitas pessoas tem dificuldade de se deslocar até o centro da cidade para serem atendidos na agência fixa da Semtre. Com a unidade móvel esta distância é encurtada e poderá beneficiar um maior número de pessoas, com serviços como confecção de carteira de trabalho, inscrição a uma vaga de emprego ou mesmo se inscrever para um curso de qualificação”.