Semtre e Unimep levam orientação profissional a reeducandas do Centro de Ressocialização Feminino
A Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre) realizou na última terça-feira (06) mais uma ação no Centro de Ressocialização Feminino Carlos Cantarelli de Piracicaba (CR) com objetivo de reintegrar 10 reeducadas à sociedade e ao mercado de trabalho. A ação foi promovida por meio de Convênio de Cooperação Técnica com a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e desenvolvida em oito semanas, por meio, de oficinas de Orientação Profissional e de Carreira para a Promoção da Empregabilidade.
O objetivo das oficinas foi orientar as reeducandas para conhecerem a si mesmas, suas habilidades e competências, a estabelecerem metas de trabalho e de vida e para que tenham sucesso na busca por uma colocação no mercado de trabalho. Durante os encontros foram abordados temas específicos, sendo: Identidade e Autoconhecimento, Escolhas e Significados do Trabalho, Trabalho Autônomo, Direitos Trabalhistas, Elaboração de Currículo, Participação em Processos Seletivos e Inserção no Mercado de Trabalho.
O Secretário do Trabalho e Renda, Carlos Beltrame, avalia que a parceria com o Centro de Ressocialização Feminino de Piracicaba têm dado muitos resultados positivos e que é de grande relevância pela questão social das ações realizadas.
“Acreditamos muito nessa parceria firmada entre o Centro de Ressocialização Feminino de Piracicaba e a Secretaria Municipal do Trabalho e Renda, desde 2014. Nesses anos, já foram realizadas várias ações e todas elas tiveram ótimos resultados, razão pela qual proporcionamos oportunidades para que sejam reinseridas no mercado de trabalho e na sociedade. A municipalidade acredita no sucesso desse projeto e terá continuidade nos próximos anos”, afirma o Secretário.
A diretora da unidade, Dra. Celeste Maria Varella Abamonte, reconheceu a importância da parceria e agradeceu o interesse da SEMTRE e da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) em desenvolver juntamente a unidade o projeto de Orientação Profissional para as reeducandas.
“Essa parceria é muito importante, pois já recebemos da SEMTRE curso de Costureiro de Máquina Industrial, na qual as aulas foram ministradas dentro de uma carreta do SENAI que ficou estacionada na Estação da Paulista, o Programa Time do Emprego ministrado no CR, a presença da SEMTRE no CR para emissão de Carteira de Trabalho na Jornada da Cidadania e atualmente as oficinas de Orientação Profissional e de Carreira para a Promoção da Empregabilidade”, explica.
Ela comentou ainda que pretende dar continuidade a parceria, “são oportunidades pontuais, a intenção é prepará-las para enfrentar o mercado de trabalho, atualizando-as e tornando possível a inserção social e ter a parceria da UNIMEP, universidade tão conceituada, valoriza também nosso trabalho e nos faz acreditar ainda mais que com a ajuda da sociedade civil, podemos desenvolver a melhora e a ressocialização do ser humano que precisa novamente de uma oportunidade”, argumenta Celeste Varella.
Para o supervisor do curso de Psicologia da UNIMEP, professor Edgar Pereira Junior, a parceria entre a SEMTRE e o curso de Psicologia da UNIMEP tem sido uma excelente oportunidade para oferecer diferenciais na preparação profissional e pessoal dos alunos e da população de Piracicaba.
“Essa parceria é uma referência e pretendemos realizar futuras intervenções com este e outros públicos carentes, oferecendo orientação e apoio no desenvolvimento da carreira profissional. Neste semestre, além do espaço de orientação para a inserção no mercado de trabalho ocorrido no Centro de Apoio ao Trabalhador, desenvolvemos um projeto de Orientação Profissional e de Carreira no Centro de Ressocialização Feminino, na qual trabalhamos temas como identidade e autoconhecimento, escolhas e significados do trabalho, trabalho autônomo, direitos trabalhistas, elaboração de currículo, participação em processos seletivos e inserção no mercado de trabalho com um público que demanda um cuidado fundamental para a reinserção social através do trabalho”, afirma.
Explicou ainda que, o projeto teve um retorno muito positivo das participantes, dos estagiários do curso de Psicologia e das instituições envolvidas.
