Portal do Município de Piracicaba

Semtre articula cursos do Pronatec para Piracicaba

Por Comunicação Social / Publicado em 27/03/2014
Tempo de leitura: 3 minutos.

A articulação em Piracicaba para o funcionamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec Trabalhador, será feita pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre). O Pronatec tem como objetivo a expansão da oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional presencial e a distância para gerar mais oportunidades educacionais aos trabalhadores.

O secretário municipal de Trabalho e Renda, Sérgio Fortuoso, diz que a Semtre, devido à especificidade do seu trabalho, foi cadastrada pelo Ministério do Trabalho e Emprego como Unidade Demandante dessa modalidade, sendo seu papel auxiliar a Secretaria de Políticas Públicas de Emprego, do M.T.E., na negociação com os ofertantes locais (SEDUC, Sistema S, IFs e demais entidades habilitadas no Pronatec) para inclusão das demandas (cursos/vagas) no Sistec – Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica para que a população tenha acesso a essas.

Além do intermédio das negociações, a Semtre auxiliará na divulgação dessas vagas junto à população, bem como disponibilizará estações de trabalho para aqueles que tenham dificuldades de acesso à internet, possam realizar sua pré-matrícula contando com o apoio e orientação da equipe da secretaria.

Para consultar quais cursos estão disponíveis e realizar a pré-matrícula, os interessados deverão acessar o site pronatec.mec.gov.br ou comparecer na Secretaria, na Rua Voluntários de Piracicaba, 728 – Centro, de segunda à sexta, das 9 às 11h30, munidos de CPF, RG, comprovante de escolaridade e comprovante de residência atual.

Após a realização da pré-matrícula via portal do MEC, o candidato deverá comparecer na unidade de ensino ofertante com a carta de encaminhamento emitida pelo mesmo, onde constará a data e os documentos necessários para confirmar sua inscrição. O cadastro pelo portal não garantirá a vaga caso o candidato não compareça na unidade de ensino para a matrícula definitiva.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.