Semtre Acipi e SEBRAE estabelecem cursos de qualificação
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) em parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Regional Piracicaba) estão disponibilizando para este primeiro semestre, três cursos de qualificação.
Para o segundo semestre a parceria será mantida com a realização de outros cursos, pois de acordo com os organizadores, para esta primeira etapa os cursos já estão com as vagas esgotadas.
Durante o mês de março, acontece de 16 a 20, sobre “Fluxo de Caixa”. O segundo, a ser realizado de 23 a 26 terá como tema “Qualidade Máxima no Atendimento ao Cliente” e o terceiro, será “Oficina de Criatividade”, com carga horária de 8 horas, previsto para o dia 30.
O horário dos dois primeiros cursos será das 8h30 ao meio dia e meia, direcionados aos trabalhadores desempregados cadastrados no Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT). A Oficina, que será ministrada das 8h30 às 17h30 será dirigida aos trabalhadores informais e clientes do Banco do Povo.
Para o segundo semestre a parceria será mantida com a realização de outros cursos, pois de acordo com os organizadores, para esta primeira etapa os cursos já estão com as vagas esgotadas.
De acordo com a secretária da Semtre, Ângela Maria Cassavia , esta parceria da Semtre com a Acipi e Sebrae é uma oportunidade ao trabalhador que está desempregado de se qualificar ou requalificar com cursos respaldados por instituições experientes na área.
Para o presidente em exercício da Acipi, Jorge Aversa Junior, a parceria irá atender as necessidades dos trabalhadores, principalmente num momento de crise. "Esta é uma oportunidade para os trabalhadores se qualificarem e requalificarem. A capacitação profissional é indispensável diante da atual crise e de um mercado que está cada vez mais competitivo".
Aversa ressalta que a parceria entre as entidades e o poder público terá um ótimo resultado levando em consideração o grande número de interessados e a qualidade dos cursos oferecidos.
O CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador), sediado na Semtre, à rua Alferes José Caetano, 1.460 – Centro. Os cursos são gratuitos e acontecerão na sede da Acipi – Rua do Rosário, 700 – Centro.
Programa dos Cursos
1) Fluxo de Caixa: Como Administrar – de 16 a 20/03 das 8h30 às 12h30
Grau de conhecimento do empreendedor: intermediário Foco temático: mercado/finanças Objetivo: abordar conceitos gerais sobre fluxo de caixa, que possibilitarão aos participantes organizar registros e obter informações gerenciais adequadas. Público-alvo: empresários, gerentes e administradores de micro e pequenas empresas. Conteúdo programático: – organizar os documentos que dão origem aos registros de entradas e saídas de caixa; – apurar os saldos de caixa e elaborar um plano de compras; – controlar as contas "a receber" e "a pagar"; – projetar o fluxo de caixa; – projetar a utilização do dinheiro da empresa. Carga horária: 20 horas Participantes: mínimo 08 e máximo 30
2) Qualidade Máxima no Atendimento ao Cliente – de 23 a 26/03 das 8h30 às 12h30 Grau de conhecimento do empreendedor: intermediário Foco temático: mercado/recursos humanos Objetivo: a partir da análise de situações reais de atendimento, abordar estratégias que contribuam para o aumento da qualidade do atendimento ao cliente. Público-alvo: empresários e profissionais que mantêm contato direto com clientes. Conteúdo programático: -identificar situações críticas de atendimento; -conhecer técnicas de atendimento; -conhecer o perfil do profissional de atendimento; -avaliar o atendimento prestado; -atender e entender o cliente. Carga horária: 16 horas Participantes: mínimo 15 e máximo 30
3) Oficina de Criatividade – 30/03 das 8h30 às 17h30 A Oficina de Criatividade sensibiliza os participantes para desenvolver o potencial criativo de cada indivíduo. – Facilitar a compreensão prática da criatividade e suas implicações do contexto do empreendedor.- Proporcionar a vivência do processo criativo, conhecendo aspectos bloqueadores e potencializadores deste processo.Busca-se como resultado dessa fase:- Identificar várias soluções/possibilidades para uma mesma situação exposta;- Exercitar o processo criativo individual e coletivamente;- Elaborar um projeto criativo.Carga horária: 8 horas Participantes: mínimo 15 e máximo 30
