Portal do Município de Piracicaba

Semtre abre 160 novas vagas em curso para antenistas

Por Comunicação Social / Publicado em 07/11/2017
Tempo de leitura: 4 minutos.

A Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre) abriu 160 novas vagas para o curso Instalador Amigo. As aulas serão ministradas na sexta-feira (10), em diferentes horários. O objetivo é qualificar profissionais para fazer a instalação da antena e promover a conversão do sinal analógico de televisão – que será desligado em 29/11 – para o digital. A partir dessa data, todas as TVs abertas passarão a operar somente em sinal digital. Quem tiver um equipamento de tubo ou fabricado antes de 2010 precisa de um kit conversor, que contempla antena, conversor e controle remoto.

Em Piracicaba, 30 mil famílias têm direito a receber esse kit conversor gratuitamente. A distribuição é feita pelo Seja Digital aos beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

Esse kit deve ser instalado por um profissional, o que motivou a Semtre a criar o curso. A secretaria disponibilizará quatro turmas com 40 alunos cada. As aulas acontecem das 8h às 10h, das 10h às 12h, das 13h às 15h e das 15h às 17h. Outras 160 vagas foram abertas em outubro – os cursos ocorreram nos dias 27 e 30 daquele mês.

A iniciativa acontece em parceria com o Seja Digital e o curso é gratuito. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da Semtre(http://www.semtre.piracicaba.sp.gov.br/).

Todos os participantes do curso recebem um kit com as ferramentas necessárias para a realização do trabalho, assim como um certificado. Os interessados em participar precisam morar em Piracicaba, ter no mínimo 18 anos completos na data da inscrição e ensino fundamental completo (8ª série ou 9º ano). Não será fornecido vale-transporte.

"O objetivo é que estas pessoas qualificadas doem um dia de trabalho para pessoas idosas. Nos demais, eles podem cobrar pelo serviço. Todos serão cadastrados no sistema do Seja Digital. Desta forma, a localização destes trabalhadores capacitados fica mais fácil", explica Nicomedis Gomes Peixoto, membro da Propositiva, empresa que, em parceria com o Seja Digital, realiza o curso.

Também membro da Propositiva, Marcelo Freire de Lima explica que por 30 dias, estes profissionais capacitados receberão suporte técnico da equipe Seja Digital.

O secretário municipal do Trabalho e Renda, Evandro Evangelista, destaca que o curso é uma oportunidade para quem está desempregado e também para pessoas que querem ganhar um dinheiro extra. "A participação no curso é aberta, inclusive, para profissionais que estão empregados. Por isto, a chance é boa tanto para incrementar o orçamento familiar quanto para as pessoas que estão fora do mercado e buscam uma fonte de renda", afirma.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.