A imagem mostra uma mesa coberta com uma toalha azul, atrás da qual estão sentadas quatro pessoas. Duas mulheres e dois homens. Há microfones na mesa, sugerindo que se trata de um evento formal, possivelmente uma conferência ou apresentação. Ao fundo, há bandeiras do Brasil e de São Paulo, bem como dois banners informativos, um deles com a palavra “Especialização” e uma lista de cursos relacionados, e outro que lista diferentes tipos de Engenharias. O banner da “Especialização” menciona engenharia de segurança do trabalho, gerenciamento de recursos hídricos e gestão de infraestrutura. O banner das Engenharias inclui Ambiental, Civil, Computação, Produção, Mecânica e Mecatrônica. Também há uma logo com as iniciais “FUMEP”. O ambiente parece ser uma sala de conferências ou auditório.
Rodrigo Iquegami, Mário Antônio Gomes, Marcelo Pinto de Carvalho e Clarice Bragantini durante solenidade de abertura da 26ª Sempat

A 26ª edição da Sempat (Semana Municipal de Prevenção de Acidentes de Trabalho), realizada de 05 a 08/11, reuniu mais de 300 pessoas que participaram das ações promovidas nos quatro dias de evento. A Semana foi idealizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Cerest Piracicaba (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, e o Ministério Público do Trabalho (MPT 15ª Região), e trouxe o tema Ações das Instituições na Prevenção de Acidentes de Trabalho Fatais.

Conforme explicou o secretário de Saúde, Marcelo Pinto de Carvalho, a edição deste ano teve como objetivo “promover a união entre diversas instituições para divulgar, discutir ações e medidas que assegurem a saúde e a segurança no trabalho”.

Clarice Bragantini, responsável pelo Cerest Piracicaba, afirmou que ao longo das duas últimas décadas muito já foi discutido e melhorado nas condições de trabalho, mas é necessário discutir a morte e suas repercussões na sociedade como um todo. “Por isso, precisamos seguir orientando para melhorar as condições de trabalho, fiscalização e evitar óbitos”.

A imagem mostra uma grande sala de palestras com muitas pessoas sentadas em cadeiras de auditório, todas viradas em direção a um palco. O palco tem uma tela grande exibindo uma apresentação. Há um número significativo de pessoas na sala, e elas parecem estar atentas à apresentação na tela. A sala é bem iluminada, com várias luzes de teto. As paredes são de um tom marrom claro. Há cartazes nas paredes com informações sobre o evento. A atmosfera parece ser de um evento formal, possivelmente uma conferência ou seminário. Há uma mistura de homens e mulheres na audiência, com uma ampla faixa etária representada. A maioria das pessoas está sentada individualmente, mas alguns grupos estão juntos. As cadeiras são de cor bege e estão dispostas em fileiras. A imagem como um todo sugere um ambiente de aprendizado e colaboração.
Sempat 2024 reuniu mais de 300 pessoas em 4 dias de atividades

Durante a palestra de abertura, realizada na manhã de quinta-feira, 07/11, que tratou do tema Os impactos financeiros dos acidentes de trabalho e a repercussão na vida dos trabalhadores e familiares, o procurador do MPT Campinas, Mário Antônio Gomes, enfatizou que é importante reunir autoridades para buscar melhoria nas condições de trabalho e preservação da vida com um olhar local. “Prevenção é importante, mas também é necessário que cada um assuma sua responsabilidade para evitar óbitos que, infelizmente, ainda acontecem em números consideráveis Brasil afora”.

O advogado e representante do MPT Paulista, Rodrigo Iquegami, reforçou que apesar de muitas dificuldades, é possível ver evolução positiva nas ações preventivas. “Fico pensando se estamos no caminho certo e acredito que sim. Mas precisamos nos manter alertas e também manter a fiscalização. Outro passo importante é que também precisamos olhar em novas frentes de ações, e isso só é possível com troca de experiências que vivemos neste importante evento que é a Sempat”.