A Semozel (Secretaria de Obras e Zeladoria) finalizou a abertura de vala de contenção em trecho da base da pedreira do Bongue, na avenida Jaime Pereira. A medida visa a proteção da avenida, pois possibilita segurar os grandes blocos que podem se soltar da pedreira. Agora, a Pasta trabalha para ampliar em quatro metros a altura das telas de proteção da pedreira; a contratação dos serviços deve ser feita em breve.
No dia 26/07, houve desagregamento de rochas do talude e a Prefeitura, por meio da Semozel, fez nova vistoria, acompanhada pelo prefeito Luciano Almeida; pelo secretário da Pasta, Márcio Marino; pelo geólogo Jehovah Nogueira Junior, da empresa Geocor; e por técnicos da Semozel.
Na ocasião, o geólogo afirmou que a abertura da vala de contenção, que já havia sido executada pela Prefeitura em uma parte da pedreira e agora foi feita em outro trecho, seria a medida mais eficaz para evitar que novos blocos que se desprendam da pedreira atinjam a avenida.
Nogueira Junior ainda explicou que a pedreira é uma formação rochosa que libera blocos e, à medida que libera um, alivia outros, que também se soltam. Por isso, a finalidade da vala é que quando o bloco role, ele seja retido pela vala e não atinja a pista. Isso funciona bem para blocos maiores e também em caso de blocos menores rechaçarem em rampas naturais e se projetarem para a avenida.
Além da abertura da vala, a Prefeitura, por meio de força-tarefa que reúne várias secretarias, tem trabalhado em medidas para conter as pedras que desagregam da pedreira do Bongue. Entre essas medidas estão limpeza, ampliação e reforço das barreiras para conter as pedras, corte de árvores no topo da pedreira, tombamento de rochas já condenadas, melhorias no sistema de drenagem no alto da pedreira e limpeza de área próxima à avenida, para retirar os fragmentos de rocha que já se desagregaram da pedreira.