A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras (Semob), retira mensalmente 25 toneladas de resíduos sólidos de mais de 480 bocas-de-lobo e 5.000 metros de galerias pluviais. Desde o início de janeiro, a equipe de águas pluviais da Semob já realizou o serviço de limpeza de bueiros e desobstrução de galerias de 11 solicitações do 156 em nove bairros diferentes e realizou limpezas preventivas em nove bairros, sete avenidas e duas ruas. O valor anual do contrato para realização deste serviço é de R$ 1.001.400,00. Uma das dificuldades das equipes para um melhor resultado da limpeza esbarra no descarte de lixo e outros materiais de forma inadequada.
Quantidade grande de lixo ao redor da boca de lobo
"O número expressivo de lixo jogado nas ruas, que acaba entupindo bocas de lobo e obstruindo galerias, prejudica o sistema de drenagem, dificultando o escoamento das águas pluviais e causando alagamentos", explica o secretário de Obras, Paulo Sérgio Ferreira da Silva. O secretário lembra que a colaboração da população é fundamental, que pode auxiliar com costumes simples, mas importantes. "É um dever de todos jogar o lixo no lixo. Uma outra dica importante é colocar o lixo nas lixeiras e também colocar o lixo na rua próximo do horário da coleta", reforça. Ainda de acordo com ele, o problema de entupimento dos bueiros se agrava na época das chuvas.
Boca-de-lobo completamente entupida
MANUTENÇÃO – A limpeza de bocas-de-lobo é essencial para manutenção da cidade. O serviço começa com a equipe indo ao local e detectando quais bocas-de-lobo estão entupidas com excesso de lixo e outros resíduos. Feito isso, a equipe começa a retirada do resíduo que entope a boca, ensaca o material, que será destinado corretamente, e passa ao serviço com o caminhão, que utiliza o jato de água para desobstrução. Diversos tipos de materiais, inusitados inclusive, já foram encontrados pela equipe que executa o serviço. "São tantas coisas que tiramos de lá. Já tiramos placa de imobiliária, cadeirinha de balanço de bebê, além dos bichos peçonhentos que encontramos por conta deste número excessivo de resíduos descartados incorretamente", explica Carlinhos Leite, da equipe de Águas Pluviais da Semob.
Trabalho começa com a retirada de resíduos da Boca de Lobo entupida
A Semob realiza o serviço preventivo o ano inteiro, passando por bairros inteiros e verificando a situação das bocas-de-lobo, como também atende pedido dos contribuintes, que podem realizar a solicitação pelo telefone 156.
Equipe já ensacando os resíduos para serem descartados regularmente
Neste início de ano, já tiveram manutenção preventiva os bairros Gran Park, São Mateus, Novo Horizonte, Ibirapuera, Centro, Tupi, Santa Rita, Itapuã, Alvorada e também as avenidas Pádua Dias, Beira Rio, Rio das Pedras, Thales Castanho de Andrade, Paulo de Moraes, Abel Francisco Pereira, Branca de Azevedo, a rua Dom Pedro I, no Bairro Alto e rua Hildebrando Seixas Siqueira, no Castelinho. Pelo 156, já foram atendidas solicitações de limpeza de bueiros nas ruas Godofredo Bulhões Pereira Carvalho, Jardim Ibirapuera; Jacinto Roberto Penedo, 189, Mário Dedini; rua Jules Rimet, 343, Nossa Senhora de Fátima; rua Rosa Pizelli D'Abronzo, 187, Nova Piracicaba; rua Jacob Mustchelli com rua Jorge Zohlner, Morumbi; rua Ernest Mahle, 211, na Vila Rezende, rua Prudente de Moraes, esquina com a rua Benjamin Constant, Centro, rua Amália Bottene de Castro, 151, Santa Rita, e Rua Aracy Cortês, Alvorada.
funcionário acionando o jato d'água para limpeza da boca