A Secretaria de Obras (Semob) segue com as obras para construção do novo trecho da avenida Higienópolis. Esta semana foi concluída a etapa de instalação do sistema de drenagem, assim como a terraplanagem. Foram colocados os tubos das galerias pluviais e os trabalhos se intensificam nos ramais para as bocas de lobo.
Neste sábado, a Semob iniciou a colocação de 3.041m de guias e sarjetas para, então, ocorrer a estrutura do solo que receberá o pavimento. A atual fase da obra começou nas proximidades da Av. Comendador Luciano Guidotti.
As obras nos dois viadutos também estão adiantadas. Após executar as fundações, a Semob está na fase de construção do pilares. Paralelamente são feitas as vigas, que unem os pilares. Elas são pré-moldadas, fabricadas no próprio canteiro de obras. Na sequência será construído laje do tabuleiro, que liga as vigas, que receberá concreto e capa asfáltica. A viga central da antiga linha férrea foi testada e será aproveitada na construção, uma vez que suporta grande peso. Os viadutos terão 47 e 27m de extensão, por 7,20m de largura, com investimento de R$ 1,5 milhão e prazo de execução de 180 dias.
Quando concluída, a Secretaria Municipal de Obras terá executado a pavimentação de um quilômetro no entre a rua Prof. Lauro Alves Catulé de Almeida, passando por baixo do viaduto da avenida Comendador Luciano Guidotti, até a avenida Alberto Vollet Sachs/rua José Vicente Pedreira.
Com cerca de 1,5 km, a nova avenida servirá de ligação direta entre os bairros da Paulista e a região do Piracicamirim/ Morumbi. Ela será construída no antigo leito férreo da Fepasa e, para ser executada, recebeu de autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O objetivo é criar um novo corredor binário, que vai ajudar a desafogar o trânsito e melhorar o tráfego nas avenidas Dr. Paulo de Moraes, Independência, Alberto Volet Sachs, Luciano Guidotti e no bairro Higienópolis.
Reivindicada há anos pelos moradores de Piracicaba e do bairro Higienópolis e região, a nova avenida contará com investimento total da Prefeitura de cerca de R$ 6 milhões. Ela permitirá uma maior fluidez no tráfego, como auxiliará na segurança de pedestres e motoristas.
Hoje, os motoristas que querem acessar a avenida Comendador Luciano Guidotti, no Jardim Elite, vindos da avenida Dr. Paulo de Moraes, têm que cortar o Higienópolis. A mesma dificuldade sentem os moradores, que reclamam dos transtornos provocados pela circulação de inúmeros veículos por dentro do bairro. Com a criação desta nova via, será desafogado o trânsito na confluência das avenidas Independência, Luciano Guidotti e Alberto Volet Sachs.
Além disso, será criado um sistema binário, semelhante ao que será implantado nas avenidas Pio Sbrissa e Rui Teixeira Mendes. Este novo sistema envolverá a futura radial Higienópolis e avenida Alberto Vollet Sachs.