A miniescavadeira retirou galhos e troncos do local
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), finalizou na manhã de hoje, sexta-feira, 19/11, a limpeza do lodo existente e um trecho de 200 metros do canal do Mirante. A iniciativa foi o primeiro passo para eliminar os vazamentos identificados na última semana, que causaram a infiltração no solo do Parque do Mirante e culminaram com um deslizamento de terra, levando à interdição de um trecho de uma das alamedas. Na próxima semana a Semob vai iniciar a aplicação de concreto com impermeabilizante polimérico para a contenção dos pontos de infiltração.
Para realizar a limpeza do canal do Mirante, a Semob utilizou uma miniescavadeira, que trabalhou em dois turnos de cinco horas até fazer a limpeza do trecho. Segundo o secretário da Pasta, Paulo Ferreira, o lodo era resultante da segmentação de material orgânico proveniente de folhas e troncos apodrecidos acumulados nos últimos 30 anos. “Essa foi a 1ª vez que o canal do Mirante passou por um processo de limpeza desta natureza”, comentou Paulo.
A limpeza aconteceu nesta sexta-feira
INFILTRAÇÕES – Todas as infiltrações identificadas estão situadas na parede lateral esquerda do canal, no sentido do fluxo de água, numa área de aproximadamente 200 metros. As paredes de pedra sofrem com o desgaste do tempo e acabam se tornando porosas, o que favorece o surgimento de infiltrações. É importante destacar que o fluxo de água do canal do Mirante continuará interrompido, deixando assim a cachoeira do Mirante sem água, até a conclusão do serviço.