O Serviço de Informação à População – SIP 156 divulgou balanço dos atendimentos efetuados entre os dias 01/01 a 19/04, permitindo uma comparação entre os anos de 2008 e 2009.

O registro dos dados comparativos da Secretaria Municipal de Obras (Semob) permitiu constatar que houve reduções de 48,3% nos pedidos referentes intimação para construção de calçadas em terreno particular; 62,4% nas reclamações referentes a rechamadas de tapaburaco; 88,2% nas reclamações referentes a rechamada de guia/sarjeta/canaleta e redução 60,6% em solicitações de canaletas.

Por rechamada entende-se pedido feito uma vez, e por ausência de respostas, gerou insatisfação do cidadão. De acordo com a Semob, essas reduções se devem a mudanças na forma de comunicação entre a Secretaria e a população. Assim que o SIP encaminha as solicitações, a Semob emite uma resposta, informando ao cidadão sobre o andamento do pedido.

Assunto Total de solicitações 2008 Total de solicitações 2009 Variação
Rechamada – Guia/Sarjeta/Canaleta 34 4 -88,2%
Rechamada – Tapa Buraco 93 35 -62,4%
Canaleta 33 13 -60,6%
Muro/Calçada – Intimação 319 165 -48,3%

Período compreendido entre os dias 01/01 a 19/04