O Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo (DH), vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes (SLT), realizará, na próxima segunda-feira (20), às 17h30, no Anfiteatro do Centro Cívico, o seminário técnico Competitividade e Integração Logística Regional: Implantação do Ramal Ferroviário e do Terminal de Ártemis, para detalhar os projetos da ligação ferroviária entre Taquaral e o terminal multimodal de Ártemis. A entrada é gratuita.

Além dos representantes do DH e do governo do Estado, estarão presentes prefeitos, entidades locais e regionais, que irão participar de uma mesa de debates. Dentre os apoiadores do seminário estão: Acipi, Simespi, Prefeitura Municipal de Piracicaba, Pira 21 e Apla.

Portos e ferrovia – O Departamento Hidroviário abriu licitação para contratação de projetos e estudos para implantação dos portos de Araçatuba, Ártemis, Rubinéia e Salto. A concorrência pública ocorrerá no dia 29 de janeiro, na sede do órgão, em São Paulo.

Além dos projetos básicos e executivos, serão elaborados os estudos ambientais (EIA-RIMA) das obras, análise de mercado que possibilitem a maximização da movimentação de cargas e a integração modal com os portos marítimos por meio ferroviário. Também devem ser executados os estudos de Viabilidade Econômico-Financeira das interligações dos terminais de Ártemis e Salto aos troncos ferroviários existentes, bem como alternativas de traçados.

Os quatro portos serão destinados ao embarque e desembarque de cargas gerais. Com a implantação dos novos terminais, o DH planeja atrair mais cargas para a hidrovia como etanol e derivados de petróleo, bens de consumo duráveis e não duráveis para o mercado varejista e, principalmente, cargas de retorno que venham no sentido Leste (metrópole) – Oeste. Além disso, deve ser incrementado o transporte de novos produtos como celulose e madeira.

Hidrovia Tietê-Paraná – A hidrovia Tietê-Paraná possui 2.400 km de extensão, sendo 1.600 km no Rio Paraná e 800 km no Estado de São Paulo, onde é administrada pelo DH. A hidrovia conecta os cinco maiores estados produtores de grãos: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná.

De janeiro a novembro de 2013, foram transportados pela Tietê-Paraná 5.769 milhões de toneladas de produtos como soja, farelo de soja, milho, cana-de-açúcar, óleo, madeira, carvão, adubo e madeira. A expectativa do DH é que este volume alcance 14 milhões de toneladas até 2017. As cargas têm como principais origens os municípios de São Simão (GO), no rio Paranaíba, Três Lagoas (MS) e os terminais do Paraguai, no rio Paraná. Os destinos são os portos de Presidente Epitácio e Panorama (no rio Paraná), Anhembi, Pederneiras e Santa Maria da Serra, nos rios Tietê e Piracicaba.

Aproveitamento Múltiplo de Santa Maria da Serra – O Aproveitamento Múltiplo de Santa Maria da Serra tem como principal objetivo a extensão da hidrovia Tietê-Paraná em 45 quilômetros, permitindo a navegação até o distrito de Ártemis, em Piracicaba. Para isso, o projeto prevê a construção de uma barragem no rio Piracicaba, que abrangerá áreas de cinco municípios: Santa Maria da Serra, São Pedro, Águas de São Pedro, Piracicaba e Anhembi.

Aproveitamento múltiplo significa que, além da navegação, o empreendimento terá outras finalidades, como a geração de energia elétrica (por meio de uma pequena central hidrelétrica), a implantação de terminal multimodal e uma plataforma logística em Ártemis e o desenvolvimento de um polo turístico nas margens do reservatório e no Canal do Samambaia.

Sob a responsabilidade do DH está a construção da barragem, reservatório, vertedouro, eclusa, canal de navegação, escada para peixes, usina, casa de força, subestação e linha de transmissão.

Três das cinco audiências públicas já foram realizadas em dezembro de 2013, nas cidades de Piracicaba, São Pedro e Santa Maria da Serra. As duas restantes, em Anhembi e Águas de São Pedro, ocorrerão neste mês de janeiro, nas datas e locais:

21/01/2014 – 17h – ANHEMBI Escola Municipal Governador Mário Covas End: Pátio Nelson Fernandes, 15,Centro.

22/01/2014 – 17h – ÁGUAS DE SÃO PEDRO Salão Jerubiaçaba – Hotel Jerubiaçaba Lazer e Eventos End: Av. Carlos Mauro, 168 – Centro (próximo ao Balneário Municipal).

Navegar é preciso – Um dos maiores desafios para um país continental como o Brasil é ter uma matriz de transporte ampla, diversificada, eficiente e ambientalmente sustentável. O modal hidroviário se mostra particularmente eficiente para movimentação de cargas e redução de impactos, sendo a Tietê-Paraná a mais antiga e bem estruturada hidrovia em operação no País, e que necessita ser ampliada.