A Prefeitura de Piracicaba recebeu 215 representantes – entre servidores, secretários e diretores de autarquias – de 53 municípios, na manhã de hoje, 10/08, no anfiteatro, para o seminário O Controle Interno como Ferramenta de Apoio à Gestão Pública, organizado pelo Grupo Confiatta Consultoria. O objetivo foi trabalhar temas como gestão, sistemas, fraude, risco e controle interno.

“Poder sediar um evento como este é de grande valia para nós, especialmente quando se trata de um assunto tão importante, como a gestão pública. Parabenizo pela ação e espero que nossos servidores possam aproveitar todo conhecimento passado hoje”, disse o prefeito Gabriel Ferrato.

“Esse seminário representa um avanço para o planejamento das ações e redução de custos para as prefeituras e também permite que a população faça o acompanhamento da gestão pública. A presença de representantes de 53 municípios da região mostrou a magnitute dessa iniciativa”, disse o secretário de Finanças, José Admir Moraes Leite.

De acordo com o consultor e organizador do evento, Carlos Alberto Pinheiro Cavalcante Júnior, o propósito do evento é trazer até a Administração a necessidade do trabalho de controle interno diante das exigências do Tribunal de Contas. “Visamos capacitar os servidores para agir com a prevenção e identificação de futuros problemas”, explicou Júnior.

A programação do seminário foi dividida em três partes, abordando os temas de implantação do controle interno, controle dos custos e a importância da utilização de ferramentas tecnológicas e Lei de Transparência e Acesso à Informação. Foram palestrantes no evento Paulo Roberto Galvão, mestre em ciências contábeis pela Fundação Álvares Penteado; Roberto de Oliveira Júnior, mestre em controladoria e contabilidade estratégica pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), e Marcos Vinício Bilancieri, mestre em administração.