Com público de cerca de 80 pessoas, aconteceu na noite de ontem, no Sesc, o seminário gratuito Experiências e Tendências para o Turismo em Piracicaba, com realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), em parceria com o Sebrae, FIA (Fundação Instituto de Administração) e Sesc. Na ocasião, o público ouviu palestra sobre o tema ministrada por Carlos Alberto Leal Rodrigues, administrador especialista em Políticas Públicas para o Turismo e consultor da FIA, e, sem seguida, pôde conhecer exemplos de turismo de experiência na cidade, com empresários do setor.
“O turismo é um polo gerador de trabalho e é importante que estejamos com pessoas qualificadas no setor, então, promover eventos como este, que passam conhecimento às pessoas, que estimulam a troca de informações e o networking, é uma das nossas bases de trabalho, para fortalecermos cada vez mais nossa cidade”, comentou o titular da Semdettur, José Luiz Ribeiro, na abertura do seminário.
Na sequência, Carlos Alberto Leal Rodrigues deu início à palestra, comentando sobre o turista que, atualmente, busca mais proximidade com a realidade do local visitado, desejando experiências para a vida. “O turismo de experiência requer vivências autênticas e significativas. É um novo nicho de mercado, uma nova forma de trabalhar com o que posso proporcionar ao turista”, comentou.
Após a palestra, subiram ao palco para um bate-papo Luiz Fernando Koury, representante da agência de turismo Nas Nuvens, e Ivan Correr, da Rota Tirolesa, com mediação de Marta Poggi, consultora especializada em tendências, marketing e transformação digital no turismo. Eles falaram, principalmente, sobre as experiências turísticas nos bairros Santana e Santa Olímpia e no Tanquã, evidenciando características peculiares destes locais e as atividades realizadas, que proporcionam bem-estar, com trilhas, passeios de barco e observação da fauna, e conhecimento sobre cultura, gastronomia, vestimentas e comportamentos das comunidades.
“Foi uma noite muito enriquecedora, com explanações provocativas para a criação de atividades turísticas que ofereçam experiências inesquecíveis às pessoas. E Piracicaba, de fato, é uma excelente cidade para esse tipo de turismo, portanto, precisamos cada vez mais fomentar isso”, comentou Alessandra Freire, diretora municipal de Turismo.
Esse seminário integra o Programa para Desenvolvimento do Trade de Turismo de Piracicaba, realizado pela Prefeitura e Sebrae. O programa começou em julho, com as OPPs (Oficinas de Planejamento Participativo) em diversos polos turísticos do município, e segue até o fim do ano com consultorias individualizadas para as empresas do setor.