“Droga na Contemporaneidade: As Possíveis Intervenções”. Este será o tema do seminário organizado pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Câmara de Vereadores de Piracicaba, nesta quinta-feira, 25, a partir das 8h30, no auditório do Legislativo, para marcar o mês de maio, em que se comemora a Luta Antimanicomial, movimento nacional iniciado nos anos 70 pelo fim do enclausuramento de pessoas com problemas mentais.

Está prevista, no período da manhã, uma mesa redonda sobre o tema “Transtornos Mentais e Comportamentais Relacionados ao Uso de Drogas: Impacto na Sociedade”, com a participação do Promotor Público Estadual, dr. André Vitor de Freitas, e da Promotora Pública do Município de Piracicaba, dra. Maria Christina Marton Correia Seifarth de Freitas.

Participarão também a professora dra. Denise Razzouk, Coordenadora do Centro de Economia em Saúde Mental (CESM) e professora orientadora da Pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, sob a mediação da Terapeuta ocupacional da prefeitura, me. Paula Becker.

No período da tarde, será proferida uma palestra sobre “Política de Drogas: Uma Perspectiva Nacional e Mundial”, pelo dr. Luis Fernando Farah de Tófoli, professor do Departamento de Psiquiatria Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

No dia 26, como gesto para marcar a luta antimanicomial e todo o processo de transformação no sistema de atendimento na Rede de Atenção Psicossocial de Piracicaba (RAPS), será realizada uma passeata intitulada “SAÚDE MENTAL SEM MUROS: UMA LUTA DE TODOS E PARA TODOS”, cuja concentração será na Estação da Paulista, a partir das 13 horas.

SERVIÇOS – O seminário será na Câmara de Vereadores de Piracicaba – Salão Nobre, na rua Alferes José Caetano, nº 834 – Centro – Piracicaba/SP, dia 25 de maio, das 8h às 16 horas. A passeata, no dia 26, a partir das 13 horas, e terá a Estação da Paulista como ponto de concentração.