A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) promove no dia 1º/11, a partir das 8h30, o seminário Egressos: pensando no processo de desligamento por maioridade nos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes. O evento será realizado no anfiteatro da Fumep (Fundação Municipal de Ensino) e contará com a participação do Instituto Fazendo História. As inscrições estão abertas até o dia 30/10, pelo link: https://forms.gle/HLiHDrjsEn17zuMq5
O objetivo do encontro é apresentar as demandas levantadas junto aos egressos que passaram pelo desacolhimento por maioridade, bem como refletir com a sociedade e o estado, estratégias para o enfrentamento das dificuldades apresentadas.
O tema será abordado por Natália Mano, coordenadora do Grupo Nós, do Instituto Fazendo História, mestre em Psicologia Social, com especializações nas áreas de Gestão em Saúde Mental e Intervenção Psicológica e Gestão Pública com ênfase no Sistema Único de Assistência Social. Possui experiência profissional na área social, mais especificamente com projetos sociais, formação e fortalecimento de vínculos, grupos socioeducativos, habitação de interesse social, movimentos sociais, profissionalização de jovens.
Para Janaína Nunes, assistente social da superintendência da Proteção Social Especial da Smads, a importância do evento é para que as políticas públicas tomem conhecimento das problemáticas que envolvem o desacolhimento por maioridade e pensem estratégias para que os jovens possam sair dos abrigos mais autônomos, protagonistas de suas histórias e capazes de quebrar o ciclo de violência vivenciado.
ACOLHIMENTOS – Em Piracicaba, os acolhimentos a crianças e adolescentes entre zero e 18 anos incompletos são realizados por meio de parceria entre organizações sociais e a Prefeitura.
Na modalidade acolhimento institucional, a Casa do Bom Menino e Lar Franciscano acolhem crianças e adolescentes, sob medida de proteção (Art. 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente) e em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.
Existe também a modalidade Casa Lar, com oito unidades espalhadas pelo município, onde crianças e adolescentes são acolhidos em unidade residencial, com educador residente, educador, assistente social, psicólogo e coordenador, além do serviço Família Acolhedora que promove o acolhimento em residência de famílias acolhedoras cadastradas até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção.
SERVIÇO – Seminário Egressos: pensando no processo de desligamento por maioridade nos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes. Dia 1º/11, a partir das 8h30, na Fumep, localizada na avenida Monsenhor Martinho Salgot, 560, Areão. Inscrições abertas até o dia 30/10, pelo link: https://forms.gle/HLiHDrjsEn17zuMq5