Seminário discute alternativas para regularização do sistema previdenciário municipal
Com a participação de 15 municípios da região, a Câmara de Vereadores de Piracicaba e o Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba (Ipasp) realizaram, na última quarta-feira (24), no Salão Nobre da Câmara, o seminário “Novos rumos e desafios da Previdência Municipal”.
Mais de 230 participantes – entre servidores municipais de Piracicaba e cidades da região – tiveram a chance de esclarecer dúvidas e obter subsídios sobre a legislação previdenciária em vigor, nas palestras ministradas por especialistas.
A receptividade do público ao convite feito pela Câmara e Ipasp surpreendeu a presidente do Ipasp, Maria Della Villa e Câmara de Vereadores. “A troca de experiências foi muito importante. Na verdade, o seminário foi um primeiro evento. A iniciativa deve se repetir outras vezes, sempre com o intuito de estabelecer modelos para a adequação do município à legislação previdenciária vigente”, explica Maria Della Villa.
O vereador Antonio Oswaldo Storel, que presidiu a abertura dos trabalhos, representando o presidente da Câmara, Gustavo Ranzani Herrmann (em licença médica), também ressaltou a importância da iniciativa. “Ficamos felizes em sediar o evento que, com certeza, proporcionará subsídios para a regularização do regime previdenciário da nossa cidade e dos municípios aqui presentes”, afirma o vereador.
O seminário foi realizado durante todo o dia. A abertura contou com a participação do vereador Antonio Oswaldo Storel e Maria Della Villa (presidente do Ipasp), que compuseram a mesa dos trabalhos ao lado do procurador-geral do Município, Sérgio Bissoli, do João Carlos Figueiredo (presidente da Associação Brasileira e Paulista de Entidades de Previdência Municipal) e do gerente da Caixa Econômica Federal, Rovilson Ribeiro. Também acompanharam os trabalhos os vereadores Euclides Buzetto, Fausto Sylvestre da Rocha, João Manoel dos Santos e José Pedro Leite da Silva.
A primeira palestra do dia foi ministrada pelo coordenador de Auditoria, Atuária e Investimentos do Ministério da Previdência Social, Otoni Gonçalves Guimarães, que falou sobre “Legislação Previdênciária”.
No período da tarde as palestras foram ministradas pelo economista e professor da Universidade São Francisco, Edevaldo Fernandes da Silva, que falou sobre “Gestão Previdenciária” e pela assessora do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Magadar Briguet, que abordou o tema “Novas Regras de Concessão de Benefícios: Aposentadorias e Pensões”. O conteúdo da palestra da assessoria Magadar Briguet estará disponível no site do Ipasp (www.ipasppiracicaba.sp.gov.br) a partir da próxima semana.
