O Seminário Modalidades Paralímpicas reuniu hoje, 19/03, cerca de 130 profissionais da Educação Física e professores de Educação Especial do município e de Santa Bárbara D’Oeste que receberam aulas teóricas e práticas ministradas por profissionais do Comitê Paralímpico Brasileiro.
O evento é fruto de uma parceria do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) com a Prefeitura, por meio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) e da Secretaria Municipal de Educação. A abertura do seminário, que ocorreu no Sest/Senat, contou com a presença dos secretários Bruno Roza, da SME, Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, da Selam, do Coordenador do Programa de Educação Paralímpica, David Farias Costa, e da coordenadora de promoção social do Sest/Senat, Heloisa Sanches.
Os professores receberam aulas teóricas no período da manhã e tiveram a oportunidade de vivenciar a prática no período da tarde. Os temas ministrados foram: Fundamentos do goalball, com o professor Ricardo Aparecido de Oliveira, Fundamentos da bocha, com o professor Walas Carvalho Viana e os Fundamentos do vôlei sentado, com o professor Danilo Ribeiro Novaes.
Morgana Fátima Chitolina, professora de Educação Física da Escola Municipal Padre Pedro Baron, participou do seminário e afirmou que as aulas possibilitam que os educadores conheçam atividades para integrar todos os alunos. “O diferencial desse seminário foi proporcionar que os professores entrem em contato com a prática, e isso faz toda a diferença e agrega muito no desenvolvimento de atividades no nosso dia a dia com os alunos.”
O secretário de Educação, Bruno Roza, destacou que o evento integra as ações formativas da V Semana Municipal do Brincar e dos VII Jogos Internos das escolas municipais, que acontece entre os dias 20 e 24 de maio de 2024. “Essa oficina prepara os professores para um movimento muito bonito, que tem um potencial enorme, já que são mais de 37 mil alunos que serão impactados. É incrível ver o potencial que temos com as boas políticas públicas que estão sendo construídas com muitas mãos.”
A secretária de Esportes, Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, ressaltou que a parceria com o CPB faz parte do legado que a gestão deseja deixar para a população. “O esporte é uma ferramenta incrível para promover a inclusão. Na Selam, nos dedicamos para criar condições para que todos possam participar plenamente da sociedade.”
David Farias Costa, coordenador do Programa de Educação Paralímpica, destacou a parceria entre o CPB e o município. “É um case de sucesso que temos, que une educação e esportes para transformar a vida das pessoas. Ainda temos muitos desafios a enfrentar, mas é essencial materializarmos os direitos e garantir que os programas alcancem todas as pessoas.”