A Secretaria Municipal da Indústria e do Comércio (Semic) sorteou, na manhã de ontem (2), 41 vagas nos boxes do Camelódromo próximo do Terminal Central de Integração (TCI) para ambulantes que estavam irregulares na praça do TCI.

Com objetivo de retirar e organizar os camelos, a Semic sorteou 29 boxes internos, com estrutura metálica, e 12 na parte externa do camelódromo. Segundo o secretário da Semic, Luciano Tavares de Almeida, primeiro foram contemplados portadores de necessidades especiais, desempregados maiores de 60 anos, pessoas com problemas de saúde e que se encontrava na informalidade.

De acordo com a Semic, foram 113 pessoas inscritas incluindo cadastrados desde 2003, sendo que 49 foram desconsideradas por comercialização de produtos que a lei não permite, não terem sido localizadas ou serem artesãs. Dezessete inscritos ficaram em lista de espera.

A secretaria informou ainda que os inscritos que não foram sorteados serão encaminhados para o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e poderão ser aproveitados para o corte de cana, caso aceitem a sugestão da Semic.

Na tarde de ontem a secretaria iniciou a verificação das informações do cadastro, feito pelos ambulantes, e também outra triagem para analisar toda documentação e regularizar os contemplados. “Quem estiver irregular vai perder o sorteio e dar lugar para quem está na lista de espera’, explica Luciano Almeida.

Todos os sorteados receberam termo de compromisso para entrega de documentos necessários para uso temporário dos boxes. Todos devem apresentar, até nesta terça-feira (3), Carteira Profissional de Trabalho, RG, atestado de saúde, comprovantes de residência e de vistoria da Vigilância Sanitária (quando se tratar de venda de gênero alimentício).

Após o sorteio, os contemplados receberam cópia da lei atual e regimento interno da Associação dos Ambulantes do Camelódromo Central, que destacam entre as normas, a proibição de transferência do título do uso do equipamento para terceiros.