Semic promove reunião com grupo “Indústria” do Apla
Representantes de aproximadamente 70 indústrias participarão da reunião do grupo “Indústria” do Arranjo Produtivo Local do Álcool da Região de Piracicaba (Apla), promovido pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic), amanhã (05), às 9 horas, no Simesp (rua Samuel Neves, 1.601).
Gabriel Rangel Visconte e Gisele Amaral, ambos do Departamento de Desenvolvimento Social do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), orientarão os participantes de como obter linha de crédito direto as indústrias do Apla.
Na pauta ainda estão a aprovação do estatuto do Apla; nomeação de representantes do grupo Indústria para participar do Conselho Estratégico e a apresentação do estudo do Sebrae sobre as indústrias que integram o Arranjo Produtivo.
Apla
O Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) visa, a partir do trabalho conjunto, alternativas da cadeia produtiva do setor sucroalcooleiro, possibilitando a diminuição dos custos de produção e o aumento da competitividade do álcool na região de Piracicaba, consolidando-se como referência em nível nacional e mundial.
Na região de Piracicaba, o Apla reúne destilarias, indústrias, instituições e centros de pesquisa. A realização é do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, governo do Estado e Prefeitura de Piracicaba.
São parceiros a Acipi, Aderp, Cena, Copervap, Grupo Cosan, CTC, Esalq, Fumep, Piracicaba 2010, Pólo Nacional de Biocombustíveis, Sistema Agroindustrial Integrado, Sebrae-SP, Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Senai, Simespi, Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato dos Químicos, Sindicato Rural Patronal, Sindicato Rural de Trabalhadores Rurais, Unimep, Usina Bom Retiro, Usina Pederneira, Usina Furlan, Usina Iracema, Usina Pilon e Usina São José
