Representantes de aproximadamente 70 indústrias participarão da reunião do grupo “Indústria” do Arranjo Produtivo Local do Álcool da Região de Piracicaba (Apla), promovido pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic), na próxima quarta-feira (05), às 9 horas, no Simesp (rua Samuel Neves, 1.601).

Gabriel Rangel Visconte e Gisele Amaral, ambos do Departamento de Desenvolvimento Social do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), orientarão os participantes de como obter linha de crédito direto as indústrias do Apla.

Na pauta ainda estão a aprovação do estatuto do Apla; nomeação de representantes do grupo Indústria para participar do Conselho Estratégico e a apresentação do estudo do Sebrae sobre as indústrias que integram o Arranjo Produtivo.

Apla

O Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) visa, a partir do trabalho conjunto, alternativas da cadeia produtiva do setor sucroalcooleiro, possibilitando a diminuição dos custos de produção e o aumento da competitividade do álcool na região de Piracicaba, consolidando-se como referência em nível nacional e mundial.

Na região de Piracicaba, o Apla reúne destilarias, indústrias, instituições e centros de pesquisa. A realização é do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, governo do Estado e Prefeitura de Piracicaba.

São parceiros a Acipi, Aderp, Cena, Copervap, Grupo Cosan, CTC, Esalq, Fumep, Piracicaba 2010, Pólo Nacional de Biocombustíveis, Sistema Agroindustrial Integrado, Sebrae-SP, Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Senai, Simespi, Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato dos Químicos, Sindicato Rural Patronal, Sindicato Rural de Trabalhadores Rurais, Unimep, Usina Bom Retiro, Usina Pederneira, Usina Furlan, Usina Iracema, Usina Pilon e Usina São José.