As possibilidades de instalação da sexta unidade do Sistema de Parques Tecnológicos do Governo do Estado serão discutidas na tarde da próxima quinta-feira (16/11), a partir das 16 horas, no anfiteatro do Centro Cívico. O coordenador do Sistema e diretor do Instituto Avançado da Universidade de São Paulo (USP), João Evangelista Steiner, coordenará a apresentação, com apoio do secretário de Indústria e Comércio, Luciano Almeida.
O evento contará com representantes de instituições de pesquisas sediadas em Piracicaba, que serão diretamente beneficiadas caso ocorra a instalação do parque tecnológico no município. Luciano Almeida explica que a apresentação tem caráter didático, já que vai oferecer aos participantes noções das etapas e requisitos para a instalação dos parques tecnológicos. “É o início de um trabalho que poderá repercutir em ações concretas, representadas na autorização de uma unidade do Sistema em Piracicaba. A expectativa é positiva”, comenta Luciano.
O secretário lembra que o palestrante João Steiner coordena todos os procedimentos de implantação dos parques tecnológicos. “Com certeza, será a oportunidade de entender, verificar quais as nossas chances e esclarecer dúvidas”, opina o secretário municipal.
Os parques tecnológicos são empreendimentos que impulsionam e auxiliam as empresas a desenvolverem produtos competitivos no mercado global, estimulando a implantação de centros de pesquisa e incentivando investimentos em empresas de base tecnológica.
No Brasil, este tipo de empreendimento está em processo de consolidação através de estratégias de desenvolvimento de aptidões regionais, centradas na articulação entre instituições de ensino superior, poder público e organizações (estatais e privadas) em áreas de potencial tecnológico.
No estado de São Paulo existem cinco parques tecnológicos criados de acordo com a economia de cada região: Campinas (Tecnologia da Informação e Biotecnologia), Ribeirão Preto (Tecnologia em Saúde), São Carlos (Ótica e instrumentação), São Paulo (Nanotecnologia, Biotecnologia) e São José dos Campos (Aeroespacial e Defesa).
João Evangelista Steiner é especialista em astrofísica estelar e astronomia ótica. Sua carreira de pesquisador está ligada à atuação como administrador de instituições de pesquisa, associações científicas e organismos de coordenação científica. É professor titular do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, diretor do IEA, coordenador do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos e membro da Academia Brasileira de Ciências. Foi presidente da Sociedade Astronômica Brasileira, secretario geral da SBPC, vice-diretor do IAG/USP, diretor de Ciências Espaciais do Inpe (onde também foi professor titular), diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica, secretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia, vice-presidente do consórcio internacional Gemini e presidente do Conselho Diretor do Consórcio Soar, parceria entre Brasil, EUA e Chile para a construção e administração de telescópio inaugurado em abril de 2004 no norte do Chile. Steiner é autor de 93 artigos científicos em periódicos internacionais e de dois livros. Orientou nove dissertações de mestrado e onze teses de doutorado.
SERVIÇO:
Apresentação do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos
Coordenação: Secretaria de Indústria e Comércio – Semic
Palestrante: João Evangelista Steiner
Data: Quinta-feira (dia 16/11)
Horário: 16 horas
Local: Anfiteatro do Centro Cívico (Rua Antonio Corrêa Barbosa, 2233 – Térreo)
Informações: (19) 3403.1158