A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), tem inscrições abertas para nove cursos profissionalizantes gratuitos. As vagas são para soldador MAG, soldador TIG, alongamento de cílios, básico em fotografia com celular para redes sociais, cortes de cabelo crespo e cacheado, cuidador de idoso, informática essencial, maquiador e técnicas básicas para barbeiro. As aulas acontecem no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). As inscrições podem ser feitas até o dia 09/07.

Os cursos de soldador MAG e TIG acontecem no Senai Vila, localizado na avenida Marechal Castelo Branco, 1.000, no Jardim Primavera. Os cursos têm 96 horas de aulas cada, e acontecem no período noturno, das 19h às 22h de segunda a quinta-feira. Há 16 vagas para cada curso.

Semdettur tem curso básico de fotografia

Os outros cursos acontecem no Senac, localizado na rua Santa Cruz, 1148, Bairro Alto, com 25 vagas cada um. O de Alongamento de Cílios tem 48 horas de aulas, que acontecem no período da manhã, das 8h às 12h, aos sábados.

O curso Básico Em Fotografia Com Celular Para Redes Sociais tem 12 horas no total, com aulas no período noturno, das 18h30 às 22h30, às sextas-feiras. O de Cortes de Cabelo Crespos e Cacheados, são 40 horas e as aulas são no período noturno, das 18h30 às 22h30, às quartas-feiras.

Para Cuidador de Idosos, são 160 horas de cursos, com aulas no período noturno, das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira. O curso de Informática Essencial tem 60 horas de aulas, que acontecem no período noturno, das 19h às 22h30 às segundas, terças e quintas.

No curso de Maquiador, são 160 horas de aulas, no período noturno, das 18h30 às 22h30, às segundas e terças-feiras. O curso Técnicas Básicas Para Barbeiro tem 60 horas de aulas, que acontecem no período da manhã, das 8h às 12h às segundas e terças-feiras.

Semdettur oferece curso de alongamento de cílios

REQUISITOS – Para os cursos de Soldador MAG, Soldador TIG, Alongamento de Cílios, Cortes de Cabelo Crespos e Cacheados, Cuidador de Idosos e Técnicas Básicas para Barbeiro é preciso ter idade mínima de 18 anos completos. Já os cursos de Básico em Fotografia com Celular para Redes Sociais, Informática Essencial e Maquiador, a idade mínima é 16 anos.

Em termos de escolaridade, é preciso ter o ensino médio completo para o curso de Técnicas Básicas para Barbeiro. Os demais cursos, a exigência é do ensino fundamental (8ª série / 9º ano) completo.

Além disso, é obrigatório residir em Piracicaba para fazer os cursos. Há prioridade nas vagas para quem está desempregado e para os autônomos ou Microempreendedores Individuais (MEI).

Quem já foi contemplado com cursos de qualificação oferecidos pela Semdettur depois de 2021, e os que são empregados com ou sem registro em carteira, aposentados e beneficiários do INSS ficarão em um cadastro de reserva caso as vagas sejam atingidas pelo grupo prioritário.

Semdettur tem curso de informática essencial

A convocação será feita pela Semdettur atendendo as exigências da prioridade e por ordem de inscrição. As aulas são gratuitas e todo o material e vale-transporte são fornecidos aos alunos.

COMO SE INSCREVER – Os candidatos podem fazer a inscrição preenchendo o formulário pela internet (https://forms.gle/K2Tfa1ZU1BYwWmP6A).

É permitida somente uma inscrição por CPF – caso o candidato faça mais de uma inscrição, será considerada somente a última. Ao preencher o formulário, os candidatos precisam anexar cópias do RG, CPF, comprovante de endereço atualizado e histórico escolar. As inscrições realizadas sem toda a documentação exigida serão desclassificadas.

A Semdettur entrará em contato com os candidatos que conseguirem a vaga, por e-mail e/ou telefone fixo, para realizar a matrícula, e se reserva ao direito de adiar ou cancelar o curso caso não tenha inscritos suficientes. A previsão de início das aulas é para agosto. Em caso de dúvidas ou mais informações, o telefone de contato é o (19) 3403-1170.