Portador de deficiência sendo atendido na Feira da Empregabilidade.
A Feira da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência, foi uma das ações do Centro de Apoio ao Trabalhador

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) atendeu mais de 150 mil pessoas em 2023, que procuraram a pasta para ter acesso a serviços nas áreas de emprego, renda, qualificação profissional e, ainda, curtiram os eventos ligados ao turismo cultural, gastronômico e cervejeiro.

O Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT), um dos serviços da Semdettur, realizou em um ano 36.760 atendimentos e fez o cadastro de 6.044 postos de trabalho. Apenas no mês de janeiro de 2023, foram 1.102 encaminhamentos para entrevistas, representando 11,9% do total de encaminhamentos no ano, que foi de 9.292. Um dos destaques foram as feiras de empregabilidade, direcionadas para pessoas com deficiência, mulheres, negros e público em geral, que ofertaram 3.515 vagas de emprego para cerca de 7.000 pessoas.

Pessoas presentes no mutirão de emprego da Semdettur.
Entrega de currículos para vagas de empregos

O CAT presta serviços relevantes pelo Portal Mais Emprego, por meio de convênio entre a Prefeitura Municipal de Piracicaba e o Ministério do Trabalho. Atende o trabalhador com o processo de intermediação de mão de obra, habilitação de seguro-desemprego e orientação referente a Carteira de Trabalho, além da divulgação gratuita das vagas de emprego abertas pelas empresas locais no CAT e as Feiras de Empregabilidade.

Moça entrega currículo na Feira da Empregabilidade da Smdettur.
Durante as ações de emprabilidade da Semdettur, as pessoas tiveram a oportunidade de entregar currículos

Se a pessoa quiser saber as vagas disponíveis e se candidatar, pode acessar semdettur.piracicaba.sp.gov.br/, no ícone Painel de Vagas. Pode ainda ligar para o telefone: (19) 3437-2222 ou comparecer pessoalmente no prédio do Centro Cívico, rua Antônio Correa Barbosa, 2.233, Térreo 1, ou pedir informações pelo e-mail: catpiracicaba@gmail.com.

Público na Feira da Empregabilidade,
As Feiras de Empregabilidade ofertaram 3.515 vagas de emprego, para um público de cerca de 7 mil pessoas

EMPREENDEDORISMO – Na área de empreendedorismo, os serviços prestados aos microempreendedores individuais (MEI) foram um dos com maior demanda da Semdettur. O departamento registrou 18.531 atendimentos, entre abertura, alteração ou regularização de processos, baixa, orientações e declarações. Já o setor de economia informal, que faz atendimento a ambulantes, trailers e Food Trucks fez 9.640 atendimentos, entre abertura de processo, cancelamentos e orientações.

Outro destaque foi o Banco do Povo que, em 2023, fez 826 atendimentos e liberou R$ 585.561,55 em crédito para 35 empreendedores que buscaram o serviço. Em 2022 foram liberados R$ 450.145,40, o que significa um aumento de 23% dos empréstimos em 2023. As linhas disponíveis são a Empreenda-Afro, Empreenda Mulher e Empreenda Rápido, com prazo de carência de até 180 dias, podendo ser paga em até 36 meses, com juros mensais que variam entre 0,35% e 0,55% ao mês.

Também aparece com destaque o Empreenda Pira, que é um programa da Semdettur de fomento aos empreendedores que conta com mais de 150 cadastrados. Em 13 edições realizadas em 2023, atendeu mais de 30 mil pessoas, abrangendo pontos de grande circulação de pessoas, como o Centro Cívico, Praça do Parafuso, Praça do Quilombo, em Santa Terezinha, e Praça José Bonifácio.

Homem faz lanche na chapa.
O Empreenda Pira, programa da Semdettur de fomento aos empreendedores, atendeu mais de 30 mil pessoas

CAPACITAÇÃO/QUALIFICACÃO – A procura por cursos de capacitação também foi grande. Em 2023 foram oferecidas 1.946 vagas em cursos em áreas voltadas para Indústria, Construção Civil, Comércio e Serviços, com destaque para o Setor de Beleza. Os cursos foram procurados por mais de 3.600 pessoas. Na área de qualificação foram realizados 22.972 atendimentos para orientação, inscrição e informações.

TURISMO – O setor, em 2023, registrou 20.742 participantes, em diversas atividades como Curso Monitora 60+, Pedala Pira, Comida na Rua, Saudade e suas Vozes, Programa Desenvolvimento Trade Turístico, Projeto Férias, Curso de Agente de Informações Turísticas, Concurso de Fotografia, Projeto Visite Pira: Geração Prateada, Páscoa, Dia das Crianças, Pira Beer e Calendário Turístico.

Para ficar por dentro das atividades de turismo, as pessoas interessadas podem ligar no setor, no telefone 34031360 ou 34031356. Ou acessar o site https://turismopiracicaba.com.br/.

Idosos passeiam no trenzinho Turístico.
Os passeios turísticos foram uma das ações da Semdettur em 2023

O secretário da Semdettur, José Luiz Ribeiro, destaca que os bons números são fruto do trabalho intenso da equipe da Pasta no atendimento à população e na orientação necessária para suas necessidades. “Isso mostra a importância que a Semdettur tem para a geração de empregos e, principalmente, para impulsionar a economia do município, além de implementar ações para alavancar o turismo no município. Piracicaba hoje é um celeiro de mão-de-obra qualificada e um ponto estratégico para os investimentos. Estamos permanentemente buscando a eficiência de nossos trabalhos e também atrás de recursos, para junto com os parceiros, como o Sebrae, Senac, Fumep e Senai, qualificar cada vez mais os trabalhadores”, completou.