A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), compartilha o conteúdo do seu programa interno Meu Futuro Emprego com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Abigail de Azevedo Grillo. A iniciativa visa auxiliar os jovens em busca do primeiro emprego, oferecendo treinamento sobre processos seletivos e competências comportamentais (Soft Skills). As palestras na escola começaram em 2/05 e tem previsão de térmico de 6/06, beneficiando aproximadamente 52 alunos. O convite partiu do professor da instituição Elias Soares Figueiredo.
Os alunos beneficiados pertencem ao Ensino Médio
A Semdettur pode atender a demanda de outras escolas que desejem replicar esse conteúdo. Os interessados devem fazer contato com a secretaria pelo telefone (19) 3437-2222.
A assessora de projetos especiais da Semdettur, Cris Batochio, afirmou que a experiência de trazer temas como mercado de trabalho e empregabilidade para dentro da sala de aula tem sido muito valiosa, porque instrui os alunos a desenvolverem o autoconhecimento e, assim, enfrentarem os processos seletivos de maneira mais confiante.
Elias Soares Figueiredo lembra que a participação no programa Meu Futuro Emprego é optativo e foi oferecida para alunos que possuem interesses em comum, apresentados dentro dos seus projetos de vida. “Na disciplina chamada eletivas, eles se encontram duas vezes por semana e conhecem mais sobre as profissões existentes, além das competências comportamentais exigidas pelo mercado de trabalho”, comentou o professor.
Israel disse que agora aprendeu a como montar seu currículo de maneira adequada
Quem também não escondeu a sua satisfação com a iniciativa foi a diretora da escola, Maria Teresa Sokolowski.Ela destacou que o período de pandemia foi muito prejudicial aos alunos e que agora eles estão socialmente mais maduros para assimilar o conteúdo e saber discernir sobre qual profissão desejam seguir.
ALUNOS – Marcio Roberto Perboni Júnior, 17, validou a nova experiência, dizendo que ela está agregando mais conhecimento e experiência para o momento em que ele for participar de qualquer processo seletivo. Israel Lucas, 14, aluno do 1° ano, disse que por meio do programa aprendeu a como se portar durante uma entrevista e como montar um currículo de maneira adequada. Isabela Maistro, 14, já definiu que pretende seguir a carreira de designer de moda. Ela tem apreciado o contato com outros profissionais ligados ao mercado de trabalho porque apresentam uma visão complementar aos professores da sua escola.
Isabela tem apreciado o contato com outros profissionais do mercado de trabalho