A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), reabriu as inscrições para quatro cursos profissionalizantes gratuitos. As vagas são para marcenaria sob medida, com aulas no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Vila, e para os cursos de fotografia, básico de Canva e técnicas de depilação, que acontecerão no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). As inscrições podem ser feitas a partir de hoje, 17/06, até que sejam preenchidas as vagas remanescentes. A previsão de início das aulas é em julho.

A especialização em Marcenaria sob Medida – Cozinhas tem 16 vagas com carga horária de 80h. As aulas serão no período da tarde, das 13h15 às 17h15, de terça a quinta-feira.

Semdettur tem curso gratuito para edição no Canva

O curso Aprendendo o Básico do Canva soma 12 horas de aulas e tem 25 vagas disponíveis. A especialização acontece no período noturno, das 19h às 22h30, às terças e quintas-feiras.

Para a Formação Básica em Fotografia, os participantes podem ter idade mínima de 16 anos. A carga horária é de 60h e as aulas acontecem no período noturno das 18h30 às 22h30, de segunda a sexta-feira.

O curso de Técnicas de Depilação tem 25 vagas com carga horária de 48h. Ele acontece no período noturno, com aulas das 18h30 às 22h30, às segundas e terças-feiras.

As aulas para todos os cursos são gratuitas e todo o material é fornecido aos alunos, além do vale-transporte para os participantes dos cursos. O Senai Vila, onde acontece a especialização de marceneiro, fica localizado na Avenida Marechal Castelo Branco, 1000, no bairro Jardim Primavera. Já o Senac, onde acontecem os demais cursos, fica localizado na Rua Santa Cruz, 1148, no bairro Alto.

REQUISITOS – Para o curso de Aprendendo o Básico do Canva, é preciso ter o ensino médio completo. Os demais, podem se inscrever candidatos com o ensino fundamental completo (8ª série/9º ano). Todos precisam residir em Piracicaba (obrigatório).

Introdução à fotografia é um dos cursos gratuitos oferecidos pela Semdettur

A idade mínima para participação nos três cursos é de 18 anos – exceto para o de básico em fotografia, que é de 16 anos. Há prioridade nas vagas para quem está desempregado e para os autônomos ou Microempreendedores Individuais (MEI).

Quem já foi contemplado com cursos de qualificação oferecidos pela Semdettur depois de 2021, e os que são empregados com ou sem registro em carteira, aposentados e beneficiários do INSS ficarão em um cadastro de reserva caso as vagas sejam atingidas pelo grupo prioritário.

A convocação será feita pela Semdettur atendendo as exigências da prioridade e por ordem de inscrição.

INSCRIÇÕES – Os candidatos podem fazer a inscrição preenchendo o formulário pela internet, no endereço: https://forms.gle/rHQCeAmDhF4VsWQB9.

É permitida somente uma inscrição por CPF – caso o candidato faça mais de uma inscrição, será considerada somente a última. Ao preencher o formulário, os candidatos precisam anexar cópias do RG, CPF, comprovante de endereço e histórico escolar. As inscrições realizadas sem toda a documentação exigida serão desclassificadas.

A Semdettur entrará em contato com os candidatos que conseguirem a vaga para realizar a matrícula, e se reserva ao direito de adiar ou cancelar o curso caso não tenha inscritos suficientes.