A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) lançou hoje, 12/09, cinco novos cursos gratuitos de qualificação profissional que serão ministrados pelo Senac e Senai, voltados para atender a demanda das empresas locais e vocações comerciais da cidade.
Muitos participantes garantiram uma renda-extra após a conclusão do curso
Essa terceira fase vai oferecer 112 vagas em cursos de curta e média duração, com carga horária variando de 24 horas a 160 horas, com início previsto para outubro. Cada curso possui um pré-requisito diferenciado para a inscrição, mas no geral os interessados devem estar desempregados, ter idade acima de 18 anos e residir em Piracicaba. Importante ressaltar que a Semdettur não oferece vale-transporte para essas modalidades gratuitas. Os interessados podem fazer a sua inscrição pelo link http://semdettur.piracicaba.sp.gov.br/qualificacao/
A iniciativa da Semdettur nasceu visando a qualificação profissional nas áreas de serviços, comércio, indústria e tecnologia. A Pasta está investindo R$ 636 mil na realização desses cursos, sendo que apenas nos últimos três meses, realizou 9 deles, com presença de 543 alunos matriculados.
Os cursos oferecidos nesta fase, disponíveis no Senac, são de alongamento de cílios (24 vagas), jardineiro (24 vagas), pedras quentes e pindas (24 vagas) e reiki 1 e 2 (24 vagas). No Senai o curso oferecido é de instalador de ar-condicionado – tipo split (16 vagas).
José Luiz Guidotti Jr., titular da Pasta, lembrou que a iniciativa da Semdettur tem atingido plenamente os objetivos iniciais. “Muitos já abriram os seus próprios negócios e estão ganhando o seu sustento por meio desta iniciativa. Quem não se qualifica não consegue mais se inserir no mercado de trabalho”, destacou Guidottti.
A Semdettur entrará em contato com os candidatos que conseguirem a vaga por meio do WhatsApp e os documentos para a matrícula deverão ser encaminhados pelo aplicativo, dentro do prazo informado na mensagem. A Pasta se reserva ao direito de adiar ou cancelar o curso caso não tenha inscritos suficientes.