Em celebração ao Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1º/10, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), realizou na manhã de sábado, 7/10, passeio de barco gratuito em trecho do rio Piracicaba para cerca de 25 idosos assistidos pela Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), como parte do projeto Visite Pira: Geração Prateada. A iniciativa foi criada com o intuito de proporcionar lazer e turismo a este público. Na sexta-feira anterior, outros idosos, aproximadamente 25 também, puderam participar de roteiro turístico na região da Rua do Porto.

pessoas sentadas em barco no rio Piracicaba
Passeio de barco aconteceu em trecho do rio Piracicaba

No último sábado, após o passeio de barco, os idosos receberam lanche e visitaram o largo dos Pescadores e a Casa do Povoador, onde tiveram a possibilidade de contemplar ação de artistas integrantes do Caipiras do Plein Air, grupo piracicabano de pintura ao ar livre.

“Essa primeira edição do Visite Pira: Geração Prateada foi bastante significativa para nós. Vimos os idosos se divertindo e aproveitando alguns dos atrativos turísticos do município, podendo contemplar o rio por meio de perspectivas diferentes, socializando e fazendo atividades diferentes do habitual. Tudo isso proporciona muita saúde a eles”, comentou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.

Idosos em integração com artistas do Caipiras do Plein Air

O passeio de barco foi oferecido como cortesia por Luís Fernando Magossi, o Gordo. Toda a programação ocorreu em parceria com a SME (Secretaria Municipal de Educação), Supermercado Delta e Arroba Embalagens.