A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), Fundação Municipal de Ensino (Fumep) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) vão firmar um termo de cooperação para o desenvolvimento de ações conjuntas que ampliem a oferta de serviços e programas de apoio à inovação e tecnologia na Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), notícia que fortalece a possibilidade de Piracicaba tornar-se um posto avançado do IPT a médio prazo.

O encontro do período da manhã aconteceu nas dependências da Fumep

O anúncio foi feito ontem, 27/02, após visita de representantes do IPT que conheceram o ecossistema de inovação do município, em programação que contou com visita à Fumep e ao Parque Tecnológico Piracicaba (PTP).

A possibilidade do município tornar-se um posto avançado do IPT vai favorecer diretamente as empresas locais que ganhariam mais agilidade na realização de testes, validações, certificações e produção de equipamentos e tecnologias, sem a necessidade de recorrer exclusivamente à chancela da unidade do IPT localizada em São Paulo. José Luiz Guidotti Júnior, titular da Semdettur, disse que a aproximação com o IPT está acontecendo num momento em que a Fumep vem estabelecendo importantes parcerias, tornando-se um centro de qualificação profissional de mão de obra para atender as demandas de empresas como Caterpillar, Hyundai, Klabin e SX Tools. “O IPT já possui unidades avançadas em Franca e São José dos Campos e agora Piracicaba, como sede da RMP, vem demonstrando que possui todas as condições favoráveis para ser um posto avançado deste instituto, um dos mais importantes em pesquisa de tecnologia do Brasil”, destacou Guidotti.

Momento da visita a um dos laboratórios da Fumep Pedro Chamochumbi, agente de inovação do Hub Piracicaba, disse que este termo de cooperação vai ampliar a oferta de serviços e a programação de apoio à inovação e captação de tecnologia na RMP. Renato Ferreira, diretor-executivo da Fumep, confirmou que a parceria vai impactar diretamente todos os segmentos da Fundação, uma vez que o IPT poderá usar toda a sua estrutura para a capacitação e qualificação profissional de alunos num futuro próximo.