A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) divulgou a lista de artesãos selecionados para participarem da Feira de Artesanato na Festa das Nações de Piracicaba. Ao todo, foram recebidas 34 inscrições para nove vagas. A 39ª edição da festa acontece de 15 a 19/05 no Engenho Central.
A escolha dos artesãos foi feita por uma comissão formada por servidores da Semdettur e do Conselho Municipal de Turismo de Piracicaba (Comturpi). Dentre os critérios de avaliação estavam a originalidade, criatividade e inovação e artesanato relacionado à cultura local.
Os selecionados para ocupar as nove vagas de exposição são: Mauricio Mezzacappa e Magda Mazzacappa; Karen Elizabeth de Camargo; Maria Angela Magossi e Maria Cristina; Isaura Gomes Nascimento; Miguel Martin; Thais Caramel; Cleonice Belotto; Erika Inoue Mori e Selma Mizuno; e Vanderlei Tardioli Herrera.
Este ano, a equipe do Departamento de Turismo planejou algumas novidades para o espaço, com a permissão de artesanato colaborativo por meio de “colab” entre os artesãos, além da exposição do artesanato das feiras fixas da cidade, que são a Feira de Artesanato da Rua do Porto, Casa do Artesão no Engenho Central e Casa do Artesão Tirolês, tornando o espaço ainda mais atrativo para os visitantes.
Realizada pela Secretaria de Governo da Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), a 39ª Festa das Nações acontece de 15 a 19/05, no Engenho Central. A última edição teve um público recorde de 86 mil pessoas durante cinco dias do evento. Com o voluntariado, a organização da festa busca reduzir custos de realização, possibilitando que uma quantia maior de recursos seja destinada às instituições de caridade participantes.
Neste momento, a festa recebe as inscrições de voluntários para trabalhar no evento, que podem ser feitas por meio de um formulário na plataforma do PiraSolidária, no endereço http://pira.sp.gov.br/festadasnacoes/, até o dia 08/05.
Qualquer pessoa acima de 18 anos pode se inscrever, com ou sem experiência em voluntariado. Ao preencher o formulário, o interessado poderá indicar os dias de sua preferência para trabalhar na festa, as instituições que deseja ajudar e em qual função, sendo: cozinha, bar, garçom organizador, garçom entregador ou tirador de pedidos. Após a inscrição, a organização fará contato direto com o interessado no trabalho voluntário. Algumas instituições podem promover um treinamento prévio.