A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), tem inscrições abertas para três cursos profissionalizantes gratuitos. As vagas são para operador de empilhadeira, montador de veículos e eletricista automotivo, e as aulas acontecem no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Vila, localizado na avenida Marechal Castelo Branco, 1000, bairro Jardim Primavera. As inscrições podem ser feitas a partir de hoje, 27/05, até o dia 02/06.

Para o curso de operador de empilhadeira, é obrigatório que o participante tenha, no mínimo, CNH categoria B, que não pode estar vencida. São 32 horas de aulas, que acontecem no período da tarde, das 13h15 às 17h15, de terça a sexta-feira. Há 12 vagas disponíveis para a especialização.

Curso de operador de empilhadeira tem inscrições abertas pela Semdettur

Os cursos de montador de veículos e eletricista automotivo têm cargas horárias de 160 horas no total e estão disponíveis 16 vagas para cada especialização. As aulas acontecem no período noturno, das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira.

As aulas são gratuitas e todo o material é fornecido aos alunos, além do vale-transporte, para os participantes dos cursos.

REQUISITOS – Podem se inscrever candidatos com o ensino fundamental completo (8ª série/9º ano) e que residem em Piracicaba (obrigatório). A idade mínima para participação nos três cursos é de 18 anos. Há prioridade nas vagas para quem está desempregado e para os autônomos ou Microempreendedores Individuais (MEI).

Cursos profissionalizantes na área automotiva têm inscrições abertas pela Semdettur

Quem já foi contemplado com cursos de qualificação oferecidos pela Semdettur depois de 2021, e os que são empregados com ou sem registro em carteira, aposentados e beneficiários do INSS ficarão em um cadastro de reserva caso as vagas sejam atingidas pelo grupo prioritário.

A convocação será feita pela Semdettur atendendo as exigências da prioridade e por ordem de inscrição.

INSCRIÇÕES – Os candidatos podem fazer a inscrição preenchendo o formulário pela internet, no endereço: https://forms.gle/4dBpdJtsC2u63T4p6 .

Amanhã, terça-feira, 28/05, uma equipe da Semdettur também vai fazer um plantão presencial para auxiliar os candidatos com dificuldades de acesso à internet ou quem tiver dúvidas sobre os cursos. O plantão acontece das 8h30 às 16h, no Atendimento ao Público do Térreo 1 do Centro Cívico, localizado na Rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233, no bairro Chácara Nazaré.

É permitida somente uma inscrição por CPF – caso o candidato faça mais de uma inscrição, será considerada somente a última. Ao preencher o formulário, os candidatos precisam anexar cópias do RG, CPF, comprovante de endereço e histórico escolar. As inscrições realizadas sem toda a documentação exigida serão desclassificadas.

A Semdettur entrará em contato com os candidatos que conseguirem a vaga para realizar a matrícula, e se reserva ao direito de adiar ou cancelar o curso caso não tenha inscritos suficientes.