A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realizou de janeiro a novembro de 2007, na sua sede – Rua Alferes José Caetano, 1.130, Centro – 12.861 atendimentos sociais nos setores: Frente de Trabalho (um programa municipal que fornece uma bolsa-trabalho a homens e mulheres carentes para prestação de serviços temporários em vários setores da Prefeitura), Cadastro Único, Cartão TIP de Gratuidade, Projeto Elevar, Bolsa Família, plantão social, remissão do IPTU, solicitações de passagens, entre outros. Em média, passaram pela Semdes, 1.169 pessoas por mês. No período, também foram concedidos 350 cartões TIP de Gratuidade, 2.931 pessoas passaram pelo setor do programa Bolsa Família e 1.303 foram atendidas no serviço de orientação social. Segundo a secretária, Maria Angélica Guercio, o atendimento social do cidadão que necessita de algum tipo de apoio sócio-familiar ou sócio-econômico é muito sério e necessita de agilidade e rapidez na resolução do pedido. “A prioridade da Semdes é atender e tentar resolver as necessidades do cidadão o mais rápido possível, seja através de encaminhamentos ou orientações sociais. Essas questões familiares e sociais merecem um apoio adequado do poder público”. O atendimento ao público é de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Para mais informações: 3417-8800.