Portal do Município de Piracicaba

Semdes realiza ações contra a exploração infantil

Por Comunicação Social / Publicado em 06/05/2014
Tempo de leitura: 4 minutos.

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído no dia 18 de maio, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), promove a partir de amanhã (07), ações de mobilização em conjunto à população de Piracicaba.

Durante o período de ações, cerca de 10 escolas municipais e estaduais localizadas na região dos bairros Jd. Oriente, Novo Horizonte, Bosques do Lenheiro e Jd. Gilda, serão visitadas por técnicos do serviço de proteção social especializado ofertado a famílias e indivíduos em situação de violação de direitos, que fornecerão informações importantes sobre a violência sexual e as formas de combatê-la.

De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Especial da Semdes, Soeli Danelon, o objetivo das visitas é discutir o tema com os professores, mediadores e diretores das escolas visando instrumentalizá-los para a abordagem dessas situações com os alunos.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, o combate à exploração infantil deve ser realizado todos os dias, uma vez que explorar a criança e o adolescente, de qualquer forma, é crime.

Além das visitas, a programação conta com exposição de filme e debate promovido pelo Conselho Regional de Psicologia; palestra sobre exploração sexual; passeata e atividades na praça José Bonifácio com brinquedos infantis, atividades culturais e apresentação de teatro.

Na luta contra a exploração infantil, a Semdes trabalha o combate nas unidades dos Cases – Centros de Atendimento Socioeducativo que atendem cerca de 1 mil crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, visando oferecer proteção social básica para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, e auxílio no desenvolvimento social, psíquico e emocional.

Toda a programação conta com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselhos Tutelares I e II, da Câmara de Vereadores, Selam, Semac, Secretaria de Educação, Casvi, Setur, Águas do Mirante, Instituto Formar e Diretoria Regional de Ensino.

Programação:

15/5 às 19h – Exposição do filme “Sonhos roubados” e debate promovido pelo Conselho Regional de Psicologia

Local: Câmara de Vereadores de Piracicaba

16/5 às 13h – Palestra com o tema “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”

Local: Câmara de Vereadores de Piracicaba

17/5 às 9h – Passeata (concentração em frente ao Mercado Municipal e chegada na Praça José Bonifácio)

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual

18 de maio é a data em que Araceli Cabrera Crespo, de nove anos incompletos, desapareceu da escola onde estudava para nunca mais ser vista com vida. A menina foi estupidamente martirizada. Araceli foi espancada, estuprada, drogada e morta numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, o rosto principalmente, foi desfigurado com ácido. Seis dias depois do massacre, o corpo foi encontrado num terreno baldio, próximo ao centro da cidade de Vitória, Espírito Santo. Seu martírio significou tanto que esta data se transformou no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Violência Sexual é crime! Denuncie!

Disque 100

Conselho Tutelar I – 3422.9026 / 3432.5775

Conselho Tutelar II – 3421.8962 / 3413.5497

Delegacia da Mulher – 3433.7022


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.