Semdes promove palestra sobre garantia de direitos dos idosos
Na tarde de ontem (06/10), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), reuniu no salão nobre da Câmara de Vereadores, profissionais ligados à área de atendimento a idosos, para a palestra intitulada, “Garantia de direitos: responsabilidade de todos”.
O tema foi ministrado por profissionais da área jurídica e de saúde, como a médica geriátrica Dra. Elisabete Cristina Silva Pereira, o Promotor Dr. Luiz Sérgio Hulle Catani e o Defensor Público, Dr. Felipe Hotz de Macedo Cunha.
A palestra abordou os cuidados com a pessoa idosa, os encaminhamentos necessários para a garantia de seus direitos, o dever da família, bem como do Estado e da Sociedade, em amparar e assegurar a participação da pessoa idosa na comunidade e o amparo e proteção aos idosos.
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, a palestra representa mais uma ação da Semdes, para atender o público da terceira idade. “A pasta dispõe de vários serviços prestados, com o intuito de garantir os direitos dos idosos, no que diz respeito à sua qualidade de vida e fortalecimento de vínculos, sejam familiares ou comunitários”, explica.
Como um serviço da Semdes, o Creas – Centro de Referência de Assistência Social, atua no atendimento às denúncias de violação de direitos dos idosos. Neste caso, o serviço é acionado para averiguar a situação, e dar início ao processo de acompanhamento psicossocial e de orientações jurídicas, ao idoso e sua família.
A pasta ainda gerencia o BPC – Benefício de Prestação Continuada para idosos, o benefício da Política de Assistência Social, integra a Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social. O município conta com 2.428 beneficiários.
Pensando no bem estar da terceira idade, o Centro Dia do Idoso “Maria Luigia Moschini”, inaugurado recentemente pela administração pública, tem sido referencia para as famílias dos idosos que recebem atendimento de segunda a sexta-feira. O espaço é de acolhimento, proteção e convivência de idosos semidependentes, com idade igual ou superior a 60 anos. Além disso, a Semdes atende na Estação Idoso “José Nassif”, mais de 800 idosos/mês, por meio das atividades gratuitas que proporcionam qualidade de vida e socialização.
Na próxima sexta-feira dia 10/10, às 13h, em sequência à programação voltada para a terceira idade, as equipes dos serviços dos Cras – Centros de Referência de Assistência Social e Creas – Centros de Referência Especializados de Assistência Social, estarão na Estação Idoso, para apresentar aos frequentadores e interessados, os serviços de atendimento à população da terceira idade. A Estação Idoso está localizada a avenida Dr. João Conceição, 659 – Paulista.
