Aberto à população em geral, amanhã a partir das 8h30, na Societá Italiana de Mútuo Socorso, à rua Dom Pedro I, 781, Centro, acontece palestra e discussão referente “As faces da Violência contra crianças e adolescentes”, marcando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

Conforme a secretaria do Desenvolvimento Social (Semdes), Maria Angélica Guércio, a finalidade do evento é de colocar em pauta a questão da exploração e abuso sexual infanto – juvenil. Segundo ela, este é um tema importante que precisa ser colocado em discussão na sociedade. Por meio destes encontros é proposta ampliar com representantes da sociedade civil e de outras áreas de atuação pública, às questões pertinentes a criança e ao adolescente.

Angélica enfatizou que há necessidade de um posicionamento, como sociedade e como poder Público com relação a este tipo de exploração. Para isso, a Semdes elaborou este programação amanhã (18), com início às 8h30 e término às 17h, incluindo palestras e discussões.

Embora a Semdes não seja a responsável pelo levantamento deste tipo de violência, Maria Angélica esclareceu que tem conhecimento de situações desta natureza, especialmente de prostituição, que é considerada neste âmbito de exploração. Nestes casos, conforme a secretária, cabem algumas ações de setores complementares, como da própria atuação da Delegacia da Mulher.

Com relação à assistência social, a Angélica

destacou que o trabalho principal é o preventivo, com ações voltadas ao fortalecimento da família, respaldo a criança e ao adolescente que possa estar abandonado e sujeito há algum processo de exploração nessa área.