A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) promoveu no Senac, um encontro entre os representantes das associações de bairros. Atualmente, existem aproximadamente 75 associações em Piracicaba.

As associações trabalham para a comunidade com o objetivo de centralizar os problemas (estruturais, de segurança, educacionais, de saúde) que são levados ao conhecimento do poder executivo e a partir daí, cobrar as providências.

Durante a palestra “Práticas de Gestão para Associações”, os desafios do 3ª setor, interesse público, perfil jurídico, direitos, deveres e a responsabilidade dos diretores foram os ícones representados pela palestrante Rosane Lara, Assistente Social especializada em Psicanálise Clínica, Responsabilidade Social e Terceiro Setor, para a boa administração de uma Associação de Moradores.

Cerca de 40 representantes participaram do evento. “A palestra contribuiu com o amadurecimento para os que estão comprometidos com as associações”, declara a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guercio.

Para Adalberto Brito, representante da Associação dos Moradores do Parque Piracicaba, estes eventos deveriam ocorrer com freqüência. “Durante as orientações, os direitos e deveres de cada associação ficam mais claros”, define Brito.

“As orientações vêm para reforçar a idéia sobre o que é uma associação e ajudar a entender como administrá-la”, diz Benedito Muller, representante da Associação dos Moradores do Santa Rosa/Ipês.