A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio de representantes da área de Proteção Especial à População em Situação de Rua, apoiados pela coordenação do setor de Informação e Monitoramento da Semdes – IMA e de profissionais ligados aos projetos, participou ontem (05/04), do I Fórum Regional de Pessoas em Situação de Rua, na cidade de Rio Claro.
Durante o evento, profissionais da Semdes apresentaram um vídeo institucional, o qual demonstra o trabalho realizado diariamente com a população em situação de rua, desde as abordagens realizadas nas praças e pontos estratégicos da cidade até o encaminhamento aos abrigos de moradia provisória e albergue que oferecem atendimento especial, com alimentação, higiene, vestuário e pernoite além dos encaminhamentos necessários de acordo com cada situação.
O Fórum realizado no Centro Cultural “Roberto Palmari”, reuniu profissionais da Assistência Social, instituições, Ongs, equipes dos Creas sob jurisdição da regional de Piracicaba e sociedade civil de cidades da região, para análise conceitual das ações realizadas em cada município e estabelecimento das ações dessa regional neste setor.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Angelica Guercio, a política regional deve ter por base, as políticas nacional e estadual. “Dessa forma, os subsídios dos fóruns regionais deverão dar suporte para que, no Estado de São Paulo, também seja estabelecida uma política consistente e eficaz para em conjunto, fazer o enfrentamento dessa questão social que atinge a todos nós”, esclarece.
“A demonstração de ações voltadas à população em situação de rua, para outros municípios, foi o início do trabalho que irá desenvolver uma política regional de forma a garantir os direitos sociais dessa população”, explica a coordenadora do setor de Informação e Monitoramento da Semdes.