Portal do Município de Piracicaba

Semdes participa de premiação do Bolsa Família em Brasília

Por Comunicação Social / Publicado em 21/11/2008
Tempo de leitura: 3 minutos.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) participará na próxima semana (24 e 25 de novembro), em Brasília-DF, da segunda edição do Prêmio “Práticas Inovadoras na Gestão do Programa Bolsa Família”. A Semdes será representada pela servidora Fabiana Menegon, diretora do Departamento de Proteção Social Básica, no evento que contará com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e outras autoridades.

O município de Piracicaba inscreveu três experiências para a premiação: Sistema Eletrônico de Desenvolvimento Social – Sedeso (Categoria: Cadastramento); Projeto Desenvolvimento de Habilidades Profissionais (Categoria: Articulação de Programas Complementares); e Projeto Pró-Família (categoria: Acompanhamento Familiar). Das 692 práticas inscritas, 443 foram aprovadas para publicação no Observatório de Boas Práticas na Gestão do Programa Bolsa Família e estão concorrendo ao prêmio.

O prêmio tem como objetivo identificar e divulgar as práticas bem sucedidas na gestão do Programa Bolsa Família (PBF), executadas nas esferas municipal, estadual e do Distrito Federal, nas categorias: cadastramento de público-alvo, gestão de benefícios, gestão de condicionalidades, fiscalização, controle social, articulação de atividades de qualificação profissional, de geração de trabalho e renda e outras ações de desenvolvimento de oportunidades para famílias do PBF, e acompanhamento das famílias beneficiárias e integração entre o PBF e o Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF).

A premiação das práticas inovadoras do PBF acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro, quando as 27 experiências escolhidas pela Comissão Julgadora serão apresentadas ao público. O prêmio concedido incluirá a participação de um representante do município em missão internacional, com despesas pagas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, para conhecer outras experiências de programas de transferência condicionada de renda como o Programa Oportunidades, executado pelo Governo do México, o Programa “Chile Solidário”, executado pelo Governo do Chile e o Programa “Famílias em Ação”, executado pelo Governo da Colômbia.

As três práticas inscritas pelo município de Piracicaba foram aprovadas para publicação no Observatório e, de acordo com mensagem enviada pela Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (SENARC), “as práticas contribuem para o aprimoramento da execução do Bolsa Família em nossa localidade e que a sua divulgação é muito importante para que os demais gestores e coordenadores do Programa possam conhecê-las e, até mesmo implementá-las em seus municípios e estados”.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.