O final de semana foi agitado em Piracicaba. Entre tantas atividades, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) participou efetivamente da Virada Cultural Paulista.

Durante as 24 horas de evento, a Semdes realizou a abertura da 4ª edição da campanha “Diga Não ao Trabalho Infantil”. No estande foram instalados baneres e distribuídos folderes explicativos sobre o trabalho infantil, adesivos, vídeos demonstrativos da campanha além de orientações sobre ao engano de se faezr as doações de moedas em semáforos.

“O objetivo da campanha é tirar crianças e jovens das ruas, protegendo-as por meio de programas sociais”, alerta a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guercio.

A principal estratégia é instigar as pessoas a deixarem de doar moedas nos semáforos e incentivar a destinação das doações ao Fumdeca (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) que financia projetos desenvolvidos por entidades filantrópicas de Piracicaba.

A Campanha

Para tirar as crianças das ruas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), no mesmo período de criação da campanha em 2007, criou outros dois projetos para o atendimento a crianças e adolescentes da cidade. Um deles, o Recriando desenvolvido em parceria com a Ong Pasca (Pastoral do Serviço da Caridade), realiza trabalho socioeducativo para retirar crianças e adolescentes das ruas, principalmente tratando o trabalho ao qual são submetidas. O projeto encaminha à escola e visa a reintegração ao convívio familiar e atividades da sua comunidade.

O outro é a assistência no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), parceira com a Ong “Educando pelo Esporte”, atende crianças e adolescentes de 7 a 16 anos em situação de risco pessoal e social. As suas ações tendem a possibilitar condições de proteção, desenvolvimento e socialização que auxiliam as crianças e adolescentes na construção de projeto de vida baseado nos direitos de cidadania, protegendo-os principalmente contra o trabalho infantil.